O símbolo do Espírito Santo foi entronizado no Santuário Original de Schoenstatt, no dia 4 de outubro de 1946. Quem o conquistou e presenteou ao Santuário – também a toda nossa Obra – foi a Geração Cenáculo da União dos Sacerdotes de Schoenstatt.
Poucos dias antes da Semana de Outubro[1] de 1946, isto é, de 30 de setembro a 4 de outubro, os membros da chamada “Geração Cenáculo”, dos sacerdotes da União, se reencontraram pela primeira vez. No final de sua conferência, no dia 4, eles colocaram o Símbolo do Espírito Santo e, dessa forma, imortalizaram o ideal de sua geração.
O Pe. Josef Kress foi um dos palestrantes durante o encontro e assim disse:
“Não nos reunimos aqui por acaso. Durante anos, lutamos juntos para criar nossa comunidade de gerações e encontrar o ideal de nossa geração. Então vieram os sete anos magros que nos espalharam por todo o mundo e nos levaram às frentes na Rússia, França, Noruega, Itália, Balcãs e África. Fomos lançados sobre os oceanos para o Canadá, América do Norte, América do Sul, Austrália, em campos de concentração e em nosso Schoenstatt eterno. Muitos que rezaram e lutaram conosco entraram em seu lar eterno. [2]
É uma grande graça podermos estar aqui. Devemos isso ao trabalho sábio, gentil e poderoso, mas quase imperceptível, de nossa Rainha e Mãe da Aliança.
Esta hora deve marcar uma certa conclusão para nossa luta comum até agora, mas também um novo começo. Que esta hora resuma mais uma vez tudo o que foi dito e feito nos últimos dias”.
O Pe. Josef Kress faz, então,
uma interpretação do símbolo do Espírito Santo:
Nós nos reunimos esta manhã para dar a ela um presente de consagração, uma Pomba de Pentecostes. Este dom de consagração deve ser 1. Um símbolo e sinal de unidade; 2. um símbolo e sinal de nossa missão comum; 3. um presente de agradecimento; 4. uma homenagem à Mãe e Rainha, Mãe Três Vezes Admirável e Rainha de Schoenstatt, Rainha dos Apóstolos.
Um símbolo de unidade
Nesta hora de consagração dizemos, uns aos outros, um sincero, confiante e alegre “sim” vitorioso. Este “sim” não se baseia em nossa bondade e em nossos dons humanos, mas, principalmente, em nossa fé mariana na Providência e em nossa missão. Reconhecemos que somos todos instrumentos da nossa querida Mãe Três Vezes Admirável e Rainha, que fomos chamados a construir juntos a sua Obra, a nossa Catedral de Schoenstatt. Somos todos filhos e instrumentos da MTA, Rainha dos Apóstolos. É por isso que nos afirmamos uns aos outros com sinceridade e confiança. Com confiança, porque nós não nos apoiamos em nossa própria força e sabedoria, mas, principalmente, na força e sabedoria do Espírito Santo, que nossa Mãe pediu que viesse sobre nós e, por isso, nos enchemos de confiança uns nos outros. […].
Dizemos isso em espírito de amor, no espírito de Jesus Cristo e no Espírito Santo. Só ele é o vínculo da unidade. Portanto, nosso símbolo é um sinal de unidade.
Um símbolo de nossa missão comum
Que símbolo é este? O Espírito Santo tem a missão de ser a alma da Igreja. Portanto, nós, Presbíteros e Padres de Schoenstatt [3], queremos ser também a alma do Movimento de Schoenstatt como um todo. […] Como devemos cumprir a nossa tarefa comum de ser a alma do Movimento como um todo, cada um no seu lugar específico? Incorporamos o ideal do Cenáculo de nossa comunidade em todo o Movimento e, por meio dele, em toda a Igreja e no mundo. É o ideal de uma comunidade apostólica ligada a Maria, à Eucaristia e cheia do Espírito.
[…] Essa é a missão da nossa geração. Sabemos que ainda não foi realizada, que ainda há muito por fazer. No entanto, pusemo-nos a trabalhar com alegria vitoriosa, porque nesta hora não apenas nos afirmamos, mas também dizemos “sim” à nossa Rainha e Mãe.
Um presente de ação de graças
Quantas vezes não dissemos este “sim” à nossa MTA quando nos consagramos a ela ou renovamos a nossa consagração; e quantas vezes ela não nos disse “sim”. Veja como ela protegeu e cuidou de nós ao longo dos anos! Não é trabalho dela estarmos juntos aqui hoje? Quantas vezes, em nossos dias de Congregação, não tivemos que passar sem a Santa Missa e a Sagrada Comunhão; quantas vezes não sentimos a proximidade de nossa Mãe em Dachau, na frente de batalha e nos bombardeios. Não é por acaso que estamos aqui no Santuário, que o Santuário ainda está de pé e está completamente ileso. Pude passar os últimos dois anos de guerra aqui no Santuário. Quantas vezes os esquadrões de bombardeio sobrevoaram Schoenstatt e lançaram suas bombas nas proximidades… Em uma ocasião, uma bomba quadrimotora atingiu a pedreira próxima à Casa da União (Casa da Aliança), o Vale de Schoenstatt estava sob bombardeio de artilharia por quase três semanas… no entanto, nem mesmo uma janela do Santuário estava rachada.
Não temos motivos suficientes para sermos gratos? Por toda a proteção e orientação amorosa nesses anos tempestuosos? …
Uma homenagem
A experiência de sua sábia condução nos motiva fortemente a nos apegarmos ainda mais amorosamente à Maria. Com frequência já fizemos isso individualmente. Hoje queremos fazer isso como uma comunidade, como uma geração… Atos de consagração são sempre atos de amor e de autoentrega. Por este ato de consagração professamos nossa fé na posição de Maria no plano de salvação de Deus, acreditamos que ela é nossa Rainha e Mãe. E entregamo-nos totalmente a ela. Nós a reconhecemos como nossa Rainha e damos a ela, como um sinal externo, o símbolo da Pomba, do Espírito Santo, como uma coroa com a qual o próprio Deus coroou seu ser. Ele fez isso três vezes: a primeira vez quando Maria Imaculada passou a existir, a segunda vez quando o Espírito Santo desceu sobre ela com maior plenitude em seu quartinho em Nazaré, fazendo-a Mãe de Deus, e a terceira vez quando ela orou pela vinda do Espírito Santo no meio da jovem Igreja. Ela permanece coroada com esta coroa para sempre.
Façamos todo o esforço para que a sua coroa brilhe também sobre as nossas vidas. Pela delicadeza de ouvi-la o e pela obediência à graça, que o reinado de Maria em nossas vidas se torne cada vez mais uma realidade. Nossos desejos e vontades não são importantes, a vontade de Deus e a de Maria são. Eles são apresentados a nós por meio do Espírito Santo.
Por fim
Nosso símbolo deve ser uma admoestação constante para que queiramos lutar pelas alturas mais elevadas da perfeição. Quanto mais alto chegarmos, mais felizes seremos e mais frutíferos seremos para os outros, para o reino de Deus e ainda mais glorificaremos a Deus. O símbolo da Pomba do Pentecostes está no ponto mais alto do Santuário; é uma admoestação para que nós, sacerdotes, lutemos em todos os momentos pelos ideais mais elevados, pelo menos em nossos anseios sérios…
Não vemos o ideal de Cenáculo pairando pelo ar. Para nós, o Cenáculo é, antes de tudo, o nosso Santuário. É aqui que a Rainha dos Apóstolos está particularmente perto de nós como a Mãe Três Vezes Admirável. É aqui que encontramos Cristo e todos os seus santos. É em torno deste Santuário que toda a nossa Família de Schoenstatt se reúne como comunidade viva do Cenáculo. Não podemos descansar até que toda a nossa Família tenha esse caráter, até que todo o nosso povo alemão e a Igreja universal se tornem um Cenáculo vivo, para que logo haja apenas um pastor e um rebanho, e Cristo Rei sobre todos, para que ele pode entregar o reino ao Pai e Deus será tudo em todos”
Com informações de urheiligtum.de
[1] A Semana de Outubro é o encontro que hoje conhecemos como “Congresso de Outubro”, que reúne anualmente os dirigentes do Movimento
[2] No relatório elaborado por Heinrich Kaiser há um memorial com o nome de todos os padres que pertenceram à geração e já haviam falecido.
[3] Aqui se refere aos padres da União
Olá bom dia amei tudo. Sinto muito agradecida.