Neste Pentecostes, imploremos o Espírito Santo para, assim, transfigurar a realidade
Ir. M. Diná Batista de Souza – Por que podemos afirmar isso? Não sou teóloga, sou uma schoenstattiana e escrevo este artigo em base na minha espiritualidade feminina de Schoenstatt, com o meu “Gemüt” [1] feminino, fruto de meditação diante do Tabernáculo e reflexões ao longo desta novena preparando a festa de Pentecostes.
Ao pensar com o que a Igreja nos ensina, nos perguntamos: quem é o Espírito Santo? É o amor personificado entre o Pai e o Filho. Um amor intenso que se torna Pessoa. Isto é um mistério!
O que acontece no Monte Tabor, só aconteceu no Espírito Santo. Jesus chamou os três Após-tolos para rezar. O que é rezar? É conversar com Deus, portanto, diálogo e diálogo entre Pessoas que se amam – o Pai eterno e o Filho Jesus. Não sabemos o tempo gasto para isso, mas deve ter demorado. Quando conversamos com quem amamos, perdemos a noção do tempo. Os três dormiram.
O diálogo, impregnado de amor verdadeiro, tornou-se visível… Audível: Jesus se transfigurou! Vestes brancas, luz, clima de graças. Os Apóstolos ouviram o final da conversa: “Este é meu Filho muito amado…” Também há outras informações: Elias e Moisés falavam sobre a Paixão. Como será que foi essa conversa? Preocupação? Gratidão? Impossível saber. Mas de uma coisa temos certeza: com quanto amor estava envolvida esta conversa, esta oração! Só na força do amor, que é o Espírito Santo, podemos transfigurar o hoje.
Aproximemos a situação histórica para o nosso hoje. O que significa viver o Ideal Tabor, ser filho Tabor na prática, hoje? Somos convidados a seguir o mesmo caminho pedagógico:
- Tire tempo para conversar com quem você ama e com quem te ama: Deus Pai, Cristo, a Mãe de Deus.
- Onde conversar? Saia da mesmice vá para frente do Tabernáculo, na Igreja, para o seu Santuário Lar. Vá ao Santuário ou até mesmo diante de uma foto. Crie um clima de diálogo.
- Só na oração o Espírito Santo vem e nos dá o brilho da graça, nos faz ver os grandes conjuntos e nos faz enxergar a nós mesmos, assim como somos.
E quando reconhecemos o que somos, pode acontecer que desanimemos, nos sintamos pequenos, vulneráveis em nossas fraquezas, defeitos, no sofrimento que está sobre nós. Mas então:
- Continue ali.
- Não durma!
E você verá o brilho, a luz que ilumina e dá sentido a tudo em nossa existência. A luz dos dons do Espírito Santo. E você ouvirá a resposta da sua oração, do seu diálogo de amor: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda a minha afeição!” (Mt 17,5).
Somente envoltos e impregnados da força do Espírito Santo, é possível descer o Monte, isto é, voltar deste momento de oração, para que os outros vejam o brilho interior, a pureza interior que nos é presenteada com o atuar do Espírito Santo em nós. Só no Espírito Santo é possível ser amor e levar amor. E que se aproximando de nós possam dizer: é bom estar aqui!
O ideal Tabor se realiza no fogo, na força e na luz do Espírito Santo.
Rezemos com Maria e com o Pe. José Kentenich:
“Teu Santuário irradia em nosso tempo
o esplendor e a glória do Sol do Tabor.
Onde o Sol de Cristo se manifesta claramente
e celebra triunfos, como outrora no Tabor,
ali é bom estar, como no paraíso,
pois o Espírito Santo estabeleceu sua morada.
Toda envolta pelo Sol resplandecente do Tabor,
qual vaso entregue ao Santo Espírito,
atuas em Schoenstatt como Medianeira,
conduzindo-nos bondosamente
ao Espírito Santo.
Impregna-nos profundamente
do Espírito de Cristo.
Concede-nos, prodigamente,
eloquentes línguas de amor;
por nós se irradie o esplendor de Cristo,
à tua semelhança, como Espelho de Justiça.
O universo, com alegria, dê glória ao Pai,
no Espírito Santo, em seu esplendor,
louve-o por Cristo e com Maria,
agora e na eternidade. Amém”
(Pe. José Kentenich, livro de orações Rumo ao Céu, nºs 196 a 200)
[1] Gemüt é uma palavra alemã que fala sobre as disposições interiores de toda pessoa (sentimentos, mente, estado de espírito, etc). Não é possível traduzir ao português, pois não há termo que defina essa expressão por inteiro ou de forma similar em nossa língua