IV Encontro Territorial da União de Famílias de Schoenstatt no Brasil reúne cerca de 500 pessoas motivadas pelo tema: “Eu pertenço à União e a União me pertence!”
“Estamos experimentando o céu!” Assim descreve um membro da Comunidade ao vivenciar quatro dias de vida intensa, festiva, emocionante e fraterna no, carinhosamente chamado, Encontrão 2024 da União de Famílias, realizado de 30 de maio a 2 de junho, em Londrina/PR, no qual participaram 122 famílias e seus 205 filhos.
Dia 30, a programação inicia com a Santa Missa e a procissão de Corpus Christi. À noite, é a Adoração Eucarística, no Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente. No dia seguinte, a programação, no Teatro do Colégio Mãe de Deus, se inicia com uma recordação dos Encontros Territoriais anteriores e uma emocionante homenagem à população do Rio Grande do Sul. Um momento de alegria, pois nossos irmãos gaúchos, apesar da situação de calamidade, com muito espírito comunitário, conseguiram chegar e participar conosco.
As palavras de Thomé e Rosângela Lovato, Dirigentes da Região Sul, após o retorno para casa, expressam o sentimento de todos: “Nesse local abençoado, pudemos retirar nossas sandálias enlameadas e experimentar de novo o Sol do Tabor e todo o amor que esta maravilhosa comunidade de famílias demonstrou por todos nós nestes dias. Na União de Famílias sempre é bom estar!”
Cada um disse sim
“Pode parecer algo normal juntar tantas famílias, mas não é,” dizem Romulo e Márcia Romanato, Dirigentes da União no Brasil, na abertura do evento, e continuam: “Consideramos um presente da graça divina e da colaboração de cada um, o fato de estarmos juntos: Deus chamou, o Pai e Fundador foi em busca de aliados e cada um disse sim. Deus permitiu diversas dificuldades, a fim de fortalecer a nossa decisão e atrairmos bênçãos para esses dias… Por isso, agradecemos o sim de cada um, por você ter buscado o auxílio da Mãe de Deus, enchido a talha com contribuições ao Capital de Graças e estar aqui.” Wagner e Maria Clara Kreling, Dirigentes da Região Paraná, deram-nos a boas-vindas e assim inicia-se, oficialmente, o Encontrão.
Gratidão pelas graças alcançadas
Há, então, o emocionante momento de gratidão, com testemunhos de vários casais sobre graças alcançadas, pela oração de toda a Comunidade e a intercessão da Mãe Três Vezes Admirável e de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. São milagres que fortalecem a fé e dão confiança para se enfrentar qualquer situação. A seguir, os participantes a mergulham na história e herança de Londrina, pelas visitas do Pe. José Kentenich. Todos caminham nos “Passos do Pai”: a Capela onde ele celebrou Missas, a Sala em que se reunia com Fritz Kühr, cofundador da Obra das Famílias; o Monumento dos Heróis, com os restos mortais do Dr. Kühr e esposa Helena; o jardim com a mangueira, à sombra da qual o ideal Tabor foi proclamado e outros lugares, que recordam que somos herdeiros de um grande passado e nos impulsiona vivermos, cada vez mais, na atualidade do dia a dia, a espiritualidade de Schoenstatt.
Sim, Pai, vamos contigo!
Esta pergunta é o destaque da peça teatral “31 de Maio – nossa missão”, com participação de membros da União de Famílias, Jumas, Jufem e Irmãs de Maria. O convite do Pe. José Kentenich ao Pe. Alex Menningen, no seguimento a ele e em resposta à visitação apostólica, mobiliza-nos a responder cantando: “Sim Pai, vamos contigo!” Isso mergulha a União de Famílias e convidados da Família de Schoenstatt local na história do III Marco Histórico de Schoenstatt que, neste dia, celebra 75 anos e reúne a Família Internacional, em Santiago, no Chile.
Jovens e crianças tem sua programação própria, mas, na noite, todos estão juntas na animada Festa Junina.
Peregrinando com o coração
Sábado é dia de peregrinação aos Santuários de Cornélio Procópio e Jacarezinho. Nos ônibus, além de uma divertida gincana, os peregrinos têm também textos sobre os locais a serem visitados. Todos são lembrados que, como turistas, viajamos com os olhos, mas, como peregrinos, viajamos com o coração. Na Santa Missa, Pe. Antonio Bracht usou a linguagem dos “3 P´s” , reforçando a ideia de “pertença” à União de Famílias, com a “invenção” de duas novas palavras: “pertensantes” (a necessidade de lutar para pertencer) e “pertensadores” (a multiplicação em número tem que ser também de vida e profundidade).
Na preparação do evento, em um sorteio, cada família confeccionou um terço e o rezou por outra. Durante esse dia, as famílias revelavam por quem havia rezado e entregaram os terços, o que proporcionou momentos de unidade e emoção. As histórias que ainda estão sendo contadas mostram o cuidado da Divina Providência essa iniciativa, que tornou visível a realização do lema do Encontrão: “Contigo, Pai, um no outro, com o outro, para o outro, no coração de Deus!”
Mãe, recebe novamente a coroa
No domingo, em sinal de unidade do carisma com a hierarquia da Igreja, a União de Famílias participa da Missa, na Catedral. A seguir, vai em romaria ao Santuário, com cantos, bandeirinhas e testemunhando, pelas ruas, o amor por Schoenstatt e “a alegria de ser família”, como destacou o Arcebispo Dom Geremias Steinmetz, em sua homilia. Ao chegar no Santuário, as famílias renovam a coroação da Peregrina Territorial da União de Famílias, com o pedido que a Mãe de Deus continue a reinar em cada coração e impulsione sempre mais a Comunidade, para cumprir sua missão na Obra de Schoenstatt.
“Eu pertenço à União e a União me pertence!”
Romulo e Márcia resumem a importância desse evento para a Comunidade: “O Encontro Territorial desde sempre é um momento único para a Comunidade da União de Famílias no Brasil. Ele acontece a cada quatro anos. Mas, devido à Pandemia, esse demorou dois anos a mais, ou seja, se passaram seis anos. Ele é o único evento em que todos os membros da União de Famílias (candidatos e consagrados) se reúnem. Essa mistura é fantástica, porque no mesmo evento está a geração fundadora, já na terceira idade, junto com os casais jovens, que estão ingressando. Nesse espírito, o Encontro de Londrina foi marcante, porque ele nos impulsiona, nos reanima e nos forma. Viver em Comunidade é um eterno aprendizado. Saímos sempre com o sentimento de quero mais e o próximo, em 2028, será em Santa Maria e já é muito aguardado por todos.”
A mensagem do casal Élder e Nathalie Semprebon, confirmam isso: Após fazer um relance da programação, concluem: “Devemos vivenciar a pertença à União… Vimos famílias com todas as peculiaridades e muitos sacrifícios para estarem em comunhão. Cada um com sua luta/dificuldade, mas todos unidos e vivenciando o carisma. Nunca vimos um encontro tão organizado e tanta gente (aproximadamente 500 pessoas). Todos nos sentimos muito bem. Já pedimos a Deus a graça de irmos com todo o nosso Curso para o Encontrão de 2028, em Santa Maria/RS.”
Os profundos momentos vividos no Encontrão nos impulsionam a nos deixar conduzir pelos planos amorosos de Deus Pai, renovam nosso ardor pelo Carisma de Schoenstatt e o amor por nosso Pai e Fundador, que se entregou a uma missão, amou a Igreja até o fim e conta conosco como aliados. Sim, Pai, vamos contigo! Conte com a União de Famílias, para que se cumpra a convocação de São João Paulo II à Família de Schoenstatt: “Canonizai-o vós mesmos!”
A foto oficial registra a alegria em cada coração, por pertencer à União de Famílias. A oração de envio renova e impulsiona para que, ao retornar ao seu lar, cada família tenha a certeza da pertença à Comunidade e do amor fraterno que nos une.
O Encontrão deixar saudades! As crianças, na volta para casa, dizem aos pais que queriam continuar brincando no Encontrão!
Texto: Edso e Luciana Mocelin – União de Famílias de Schoenstatt, Curitiba/PR
Edição: Ir. M. Nilza P. da Silva