Sobre férias e vida de Aliança
Jaqueline Montoya – Estamos nas férias de julho: O que fazer? Para onde ir? O que eu poderia conhecer de diferente? Algumas pessoas já têm viagens marcadas, outras apenas sonham com o momento de poder acordar sem o som do despertador e “dormir até o corpo doer”. Mas, o que mais podemos fazer nestas férias?
Esse tempo de repouso e descanso é de extrema importância para o corpo, mente e também para a vida espiritual. Por isso, é bom aproveitar cada um desses dias. Nossa espiritualidade em Schoenstatt nos inspira a buscarmos viver de forma orgânica, integrando nossas vinculações conosco mesmos, com Deus, com nosso trabalho e com o próximo. Nem sempre, na correria do dia a dia, isso é fácil. Nesse tempo de pausa é importante aproveitar para “reorganizar” algumas coisas e, o mais importante: ter o descanso necessário para voltar renovado para as atividades cotidianas. Seguem aqui algumas dicas de coisas que podem fazer toda diferença nestes dias.
1. Conheça um novo Santuário
Muitas vezes não aproveitamos a oportunidade de uma viagem para conhecer outros Santuários. Até podemos morar perto de algum e nunca tivemos a oportunidade de visitá-lo. Então chegou a hora!
Se for viajar não se esqueça: procure informar-se se a cidade para onde vai possui um Santuário. No Brasil temos 23 opções. Há também quem vá visitar outros países, também vale dar aquela pesquisada e unir o útil ao agradável.
Mesmo se não for possível fazer uma viagem longa, alguns destinos podem não ser tão distantes, possibilitando um passeio de um dia. Aproveite e leve seus familiares e amigos!
2. Viaje com a família/amigos
Conhecer novos lugares é sempre uma experiência enriquecedora. Não importa se o passeio for para uma cidade vizinha ou para um país distante: ao viajar temos a oportunidade de conhecer novos lugares, costumes, hábitos, sotaques… saímos da rotina do dia a dia e podemos apreciar a beleza do diferente, ou apenas apreciar com outros olhos o que estava tão perto e não tínhamos parado para analisar. Aproveite esse tempo com a família/amigos, são momentos únicos, que ficam registrados nas fotos e na memória.
3. Coloque a leitura em dia
Por que não?! Ler é uma atividade prazerosa, que nos enriquece como pessoas e também garante “viagens” inesquecíveis. E se ainda é difícil começar com livros grandes e complexos, não tenha vergonha: vale gibi, revista, qualquer coisa. Assim o hábito vai se enraizando e quando você ver já não vai conseguir parar.
E se não sabe por onde começar, a literatura em Schoenstatt é extremamente vasta, sugestões não faltam. Temos livros sobre a espiritualidade do Movimento (Ex: 150 Perguntas sobre Schoenstatt; Breve Histórico do Santuário), a vida dos herois (Ex: Heroi de Duas Espadas – sobre José Engling; O Sim e o Sangue – sobre o Pe. Franz Reinisch; Heroi Hoje, não amanhã – biografia de João Luiz Pozzobon), do Pai e Fundador (Ex: Os Anos Ocultos; Uma Vida pela Igreja; Um encontro com Pe. Kentenich), entre tantos outros. Consulte seus colegas de grupo e veja quais eles podem emprestar!
4. Assista a bons filmes/séries
É lógico que vale colocar a série ou a lista de filmes em dia também! Hoje em dia com Netflix e os canais por assinatura opções não faltam. Só não se esqueçam de alguns pontos importantes:
– Maratonar é bom, mas não dá para passar o dia na frente da TV. O próprio Papa já nos indicou: “saiam do sofá”;
– Não se esqueça de selecionar o que assiste. A Aliança de Amor nos exige fazer escolhas conscientes. Se optamos por um elevado ideal, pela vida de santidade, isso também se aplica ao que assistimos: não devemos nos permitir ficar expostos a tramas que abusem de questões de sexualidade ou mesmo violência. Nossos olhos e ouvidos são portais para a alma.
5. Faça um gesto solidário
Simmm! O coração se enriquece, o sorriso vem naturalmente, a vida fica mais bonita. Realizar um gesto solidário pode tornar nossas férias inesquecíveis. A visita a uma instituição de caridade, o contato com os menos favorecidos, o encontro com um idoso, por exemplo, são oportunidades especiais que a vida oferece. A Juventude e alguns grupos ainda têm a possibilidade de partir em missão nessa época.
Outra dica: viver o apostolado do ser! Parece bobo, mas nesse período de férias muitos de nós ficamos mais tempo em casa, com a família, vizinhos, etc, e isso nem sempre é fácil. Logo na fundação de Schoenstatt, os congregados herois debatiam muito sobre como fazer das férias também um tempo de apostolado e missão. Era comum que se ocupassem em se manter fieis ao horário espiritual (o que nem sempre é fácil nesses dias) e dar mais atenção aos familiares. Viver o ideal em casa muitas vezes é o maior desafio e a maior missão que podemos enfrentar!
6. Aprenda algo novo
Sabe aquelas promessas de ano novo? “Este ano vou aprender um instrumento, um idioma, vou aprender a cozinhar, artesanato, etc etc”, que tal colocar ela em prática? Deixe de lado a comodidade e vá encarar um desafio. Vale a pena!
Hoje em dia há uma infinidade de cursos online na internet, não vai ser difícil encontrar algo que te agrade. Se preferir, ainda pode aproveitar esse período para dar uma melhorada no currículo: algumas universidades oferecem cursos de férias. Fique de olho!
7. Organize seu quarto/itens pessoais
O interior se reflete no nosso exterior!
Como anda nosso quarto? Nossas coisas?
Nem sempre, na correria do trabalho/escola/cursos/faculdade, é fácil manter o quarto arrumado como gostaríamos. Quantas coisas vão se acumulando inutilmente em nosso armário? Não seria a hora de fazer aquela “limpa” em nossas roupas/objetos? Quantas pessoas não precisam de um agasalho nesse frio, ou quantas coisas não podemos doar para quem precisa? Aproveite esse tempo para garantir essa organização.
8. Faça uma atividade diferente com seu Grupo de Vida/Curso
Férias são férias e os grupos também têm uma pausa nas atividades, reuniões e encontros do Movimento. Isso não significa que vocês não possam se encontrar para algo diferente. Isso aumenta a vinculação do grupo e a interação entre todos. Mais do que um grupo de formação, em Schoenstatt os grupos são de vida: o que aprendemos nas reuniões deve ser colocado em prática no dia a dia.
As opções são variadas: alguns amigos/irmãos têm uma tendência mais esportiva, outros já preferem uma boa pizza, cinema ou um açaí bem gostoso. O que vale é estar com os irmãos de grupo, nem que seja para uma tarde de conversa na casa de alguém. Não fique esperando: chame os amigos e aproveitem esse tempo para se divertirem juntos!
9. Pratique um esporte
Há quanto tempo você não exercita esse corpo?
Não é necessário uma academia para fazer uma atividade física. Nossa geração é marcada muitas vezes pelo sedentarismo. É bom dar uma desconectada de vez em quando. Deixar o Facebook, Instagram e WhatsApp pode mostrar que há um mundo lá fora esperando por você. Se não gosta de esportes coletivos (como vôlei, basquete ou futebol), tente uma caminhada, um passeio de bicicleta, uma corridinha de leve… o que vale é colocar o corpo em movimento! Vale chamar aos irmãos de grupo também.
10. Descanse
Pode parecer o mais óbvio da lista, mas tem gente que, na intenção de “aproveitar” tanto as férias, acaba não conseguindo nem uns dias para descansar de verdade. A pausa nos trabalhos cotidianos é necessária, dormir um pouco mais faz parte. Só não vale também dormir o dia todo. Nem oito nem oitenta. Procure aproveitar esses dias para se desligar do estresse e das pressões que suas tarefas rotineiras trazem, organize seus próximos passos, tenha foco. O descanso irá garantir que as férias sejam realmente proveitosas!