Terra de confiança e esperança na Mãe que socorre os aflitos
Ana Paula Paiva – Hoje celebramos o dia de Nossa Senhora do Carmo: vocês conhecem esse título de Maria Santíssima?
A devoção à Nossa Senhora do Carmo está ligada, diretamente, à Ordem dos Carmelitas e à aparição de Maria à São Simão Stock, em 16 de julho de 1251. O contexto é conhecido: os carmelitas recém-chegados à Europa, após a dura perseguição islâmica, passavam por intensas dificuldades e seu superior geral, Simão Stock, ao pedir a intercessão de Maria (durante a oração do Terço), recebe como presente a visita da Mãe, que lhes concede graças e lhes apresenta o escapulário, como expressão da proteção e do cuidado de Deus ante os desafios do tempo.
A devoção à Nossa Senhora do Carmo e o uso do escapulário também se inserem nas aparições de Maria em Fátima, especialmente no dia do conhecido milagre do sol – nesse dia a Ir. Lúcia, uma das videntes, viu Maria sob a título de Nossa Senhora do Carmo, e anos depois relatou que Nossa Senhora quer estabelecer no mundo a devoção ao escapulário, como sacramental que representa o amor ao Imaculado Coração de Maria. Vários Papas escreveram e organizaram regramentos sobre sua utilização e imposição (há condições e promessas atribuídas) e há relatos muito comoventes de santos que foram desenterrados, muitos anos depois de seus falecimentos, e que tinham os corpos deteriorados, mas o escapulário (de simples lã e cordão) incorrupto (Santo Afonso Maria de Ligório e São Dom Bosco, por exemplo).
E o que Carmo tem com Schoenstatt?
Nosso Fundador sempre considerou Santa Teresinha do Menino Jesus, com sua “pequena via”, como uma schoenstattiana. Há grandes santos carmelitas que muito nos ensinam, evidentemente (São João da Cruz, Santa Teresa D’Ávila, Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Edith Stein, são apenas alguns deles).
Celebrar Nossa Senhora do Carmo, assim como todos os títulos marianos reconhecidos por nossa Igreja, é uma expressão de amor e de vontade de se aproximar do mistério de Cristo, que nos presenteia Maria como Mãe. A oração do terço de São Simão Stock e a suplica feita no momento de dificuldade, também é nossa. Maria atende aos seus filhos amados e quer que a amemos, imitemos suas virtudes e que deixemos que Ela forme Cristo em nós.
Carmo significa “Vinha do Senhor” e se refere – geograficamente – ao Monte Carmelo, nos arredores de Jerusalém (o profeta Elias é, muitas vezes, tido como o fundador da Ordem Carmelita, pois ali vivia e ali foi arrebatado ao céu).
Que Nossa Senhora do Carmo sempre nos abençoe, nos proteja e nos ensine a fazer do nosso belo lugar, do nosso Schoenstatt, também Seu monte – no qual podemos apreciar as Suas maravilhas e proclamar como Deus é bom. Querida Mãe, Estrela do mar e refúgio dos carmelitas e de todos nós, rogai por nós e nos concedas Seus privilégios!
Gostei não conhecia esta historia, Parabéns!!
Quanto mais aprendemos sobre a Virgem Maria, mais nos aproximaremos de seu filho Jesus e consequentemente do céu!🙏🙏👏👏👏❤️❤️❤️
Eu sou devota e uso o escapulario desde a minha juventude. Ela é nossa defensora. Ela nos defende do mal. Já recebi muitas graças através Dela.