Obra tem seis Institutos
À Obra de Schoenstatt pertencem seis Institutos Seculares de vida consagrada. Padres, Irmãs, Irmãos, Senhoras e até mesmo Famílias foram sonhados pelo Fundador como uma comunidade consagrada a Deus. Conheça um pouco de cada um deles:
Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt
Segundo Pe. Vandemir Meister, superior dos Padres de Schoenstatt no Brasil, “a missão do Instituto é, primeiramente, atender ao Movimento de Schoenstatt, como parte central e motriz. Também, como comunidade sacerdotal, estar a serviço da Igreja”.
Cerca de 20 países têm a presença dos sacerdotes schoenstattianos, que vivem em comunidade. No Brasil os quatro regionais são assessorados por eles: “Temos a casa central no bairro do Jaraguá em São Paulo/SP. Também temos casa em Londrina/PR, Santa Maria/RS e Olinda/PE”, diz o superior. Saiba mais.
Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt
O Instituto dos Sacerdotes Diocesanos foi fundado em 18 de outubro de 1945, pelo Pe. José Kentenich, no campo de Concentração de Dachau/Alemanha, aspirando ser uma “sólida comunidade de presbíteros diocesanos, que sirva de fundamento para um grande movimento de renovação apostólica”.
Os Padres Diocesanos trabalham para uma diocese e respondem ao Bispo como superior, diferentemente dos Padres de Schoenstatt, que atuam com o Movimento e respondem ao superior da Comunidade no país. Contudo, os Diocesanos têm um superior do Instituto ao qual também respondem. Saiba mais.
Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt
As Irmãs de Maria se unem inteiramente a Deus, por uma consagração à Mãe e Rainha, vivendo os conselhos evangélicos da pobreza, virgindade e obediência. Pela Aliança de Amor, entregam-se com toda a sua personalidade, para que, com sua colaboração pessoal e a graça de Deus, possam tornar-se uma viva imagem de Maria, a fim de conduzir muitos a Cristo.
As consagradas do Instituto vivem em comunidade e desempenham funções nas áreas de Educação, Enfermagem, Assistência Social, Cultura musical e artística. Também desempenham trabalhos como corte e costura, culinária, design de exteriores e interiores, informática e outras. Como tarefa especial, nos diversos ramos do Movimento de Schoenstatt, atuam com famílias, jovens, crianças, peregrinos e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Saiba mais.
Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt
O mundo é o local e o caminho da entrega total a Deus realizada pelas Senhoras de Schoenstatt. As consagradas do Instituto permanecem no meio do mundo, exercendo uma profissão, com o objetivo de levar Cristo à humanidade.
A forma de vida do Instituto das Senhoras baseia-se nos conselhos evangélicos de virgindade, obediência e pobreza. As Senhoras de Schoenstatt não vivem juntas, então a ligação de umas com as outras se fortalece por contato constante e por encontros mensais.Saiba mais.
Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt
Os Irmãos constituem uma comunidade laical de homens que vivem o ideal da virgindade cristã e se empenham apostolicamente na realização da missão de Schoenstatt na Igreja e pela missão da Igreja no mundo atual.
A Comunidade dos Irmãos de Maria surgiu para ser o “Coração e a alma do mundo masculino”. Através de seu ser e de sua vida, quer oferecer ao mundo masculino soluções experimentadas, vividas, aprovadas, quer contribuir criativamente para uma renovação a partir de seu interior. Ao mesmo tempo deseja dar efetivamente sua colaboração na criação de uma nova sociedade cristã, de uma história humana divinamente conduzida.
Engajados profissionalmente, os Irmãos de Maria desejam também, como tarefa primordial, (e essa é a tarefa principal do laicato católico), penetrar no mundo do trabalho, da ciência, da técnica, da economia, da política, da arte, etc., vivificando-o com autêntico espírito cristão. Saiba mais.
Instituto de Famílias de Schoenstatt
Pe. José Kentenich, em seu grande amor pela família, fundou o Instituto Secular de Famílias. Desse modo, ele mostra que pelas graças do sacramento do matrimônio, o casamento é também um caminho de santidade.
Os casais e famílias do Instituto de Schoenstatt têm a missão de ser um reflexo vivo da Sagrada Família de Nazaré nos tempos atuais. Concretamente veem na Aliança de Amor entre os esposos, vivida e praticada conscientemente na força e com as graças do Sacramento do Matrimônio, um caminho de santidade e de perfeição cristã na e para a Igreja. Esforçam-se também no fiel e fidelíssimo cumprimento da moral católica sobre o matrimônio e a família, ensinado na doutrina da Igreja e dos Papas. Assim contribuem para a renovação do matrimônio e da família na Igreja e na sociedade. Saiba mais.
com as suas dicas agora deu pra ter uma visão melhor de como devo fazer, muito obrigado por comptartilhar com esse artigo, fico muito grato vlw.
Muito Obrigado!