A vida do Pe. José Kentenich abre uma nova história para a Igreja. É a própria história de Deus que se revela na história dos homens. Pe. José Kentenich foi o precursor, um novo João Batista, que “preparou caminhos” de espiritualidade para a santificação do mundo contemporâneo.
Nós admiramos os santos, os heróis e os mártires.
Pe. José Kentenich santificou-se pela fidelidade à Igreja e amor entranhado à Nossa Senhora. Foi herói no exílio e mártir em Dachau. Ele surge como um novo Moisés que leva o novo povo de Deus a uma nova terra prometida: Schoenstatt, imagem da renovação da Igreja!
A guerra de 1914 foi o ponto de partida, um sinal de Deus para a novidade que a Divina Providência preparara. Foi na Congregação Mariana que tudo começou. Dachau foi o grande noviciado. O exílio de 14 anos, a profissão de fé e de vida. Como na caminhada do povo hebreu pelo deserto, estes foram os passos de Deus: o mar vermelho de Dachau; o deserto do exílio e por fim a terra prometida de Pe. José Kentenich continua vivo entre nós através da Obra Internacional de Schoenstatt.
Ela é de uma dimensão múltipla e universal. Abre um leque abrangendo todos os setores da Igreja. Vai da vida de ermitério, passando pela contemplativa até as atividades externas mais diversificadas.
Dom Antonio Pedro Miziara (in memorian) bispo de Bragança Paulista, no Prefácio do livro: Pai e Educador Carismático