Flávia C. Ghelardi* – Neste artigo, trataremos dos sinais e do rito do sacramento da Confirmação e também sobre seus efeitos e quem pode receber esse sacramento.
Os Sinais
“No rito deste sacramento, convém considerar o sinal da unção e aquilo que a unção designa e imprime: o selo espiritual. A unção, no simbolismo bíblico e antigo, é rica de significados: o óleo é sinal de abundância e de alegria, ele purifica (unção antes e depois do banho) e torna ágil (unção dos atletas e dos lutadores), é sinal de cura, pois ameniza as contusões e as feridas, e faz irradiar beleza, saúde e força.” (CIC 1293)
No rito da Confirmação, a unção com óleo significa que o crismando é consagrado e assim participa mais intensamente na missão de Jesus e da plenitude do Espírito Santo. Por essa unção, ele recebe o selo do Espírito Santo. O selo é o símbolo da pessoa, sinal de sua autoridade e as coisas que são seladas, significam que pertencem a essa pessoa (CIC 1294-1295).
Essa unção com óleo também representa proteção. Este selo do Espírito Santo marca a pertença total a Cristo, o colocar-se a seu serviço, para sempre, mas também a promessa de proteção divina na grande provação escatológica. (CIC 1296)
O Rito
No rito romano (que usamos aqui no Brasil), o Bispo estende as mãos sobre todos os crismandos, gesto esse que desde a época dos Apóstolos é o sinal do dom do Espírito Santo e faz uma oração própria invocando o Espírito Santo.
A parte essencial do rito é a unção de cada crismando na testa com o óleo do crisma, enquanto o Bispo diz: “(nome da pessoa) recebe por este sinal o selo do Espírito Santo, dom de Deus”.
Depois de confirmar o crismando com o óleo, o bispo ainda diz: “A paz esteja contigo!” o crismando responde: “E contigo também!”
Os Efeitos
O efeito do sacramento da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo. Por isso ela produz crescimento e aprofundamento da graça batismal, unindo a pessoa mais intimamente à Cristo e à Igreja e dando mais força para defender a fé em todas as circunstâncias.
Quem pode receber esse sacramento
Todo batizado ainda não confirmado pode e deve receber o sacramento da Confirmação. Da mesma forma que o Batismo, a Confirmação é dada uma só vez, pois imprime na alma uma marca espiritual que não pode ser apagada. (CIC 1304 e 1306)
A catequese preparatória para esse sacramento deve empenhar em despertar o senso da pertença à Igreja de Jesus Cristo, tanto à Igreja universal como à comunidade paroquial. (CIC 1309)
É aconselhável que procurem um padrinho ou madrinha para acompanhar nesse momento. A função dos padrinhos é de serem pais espirituais, que possam aconselhar sobre a fé e nas lutas da vida e rezem pelo afilhado. O padrinho ou madrinha devem ter sido crismados e viver uma vida católica coerente e firme. O Catecismo da Igreja Católica diz que é conveniente que seja o mesmo do Batismo, para marcar a unidade dos dois sacramentos. (CIC 1311)
O ministro ordinário desse sacramento é o Bispo, sendo que em caso de necessidade, conceder aos sacerdotes a faculdade de administrar a Confirmação. A administração desse sacramento pelo Bispo marca bem que ele tem como efeito unir aqueles que o receberam mais intimamente à Igreja, às suas origens apostólicas e à sua missão de dar testemunho de Cristo. (CIC 1313)
Palavras de Sto. Tomás de Aquino
“Assim como naqueles que nascem corporalmente, é necessário ter força para agir, da mesma forma, para os que são renascidos espiritualmente, é necessário o poder do Espírito Santo após a Ascenção de Cristo, para que fossem fortes: Permanecei na cidade, até que sejais revestidos da virtude do alto (Lc 24,46). (…) Aquele que foi confirmado tem glória maior do que aquele que não foi confirmado, porque teve maior graça.”[1]
Palavras do Pe. Kentenich
“Pelo sacramento da confirmação somos introduzidos na maturidade da vida da salvação. A vida divina deve aperfeiçoar-se. Pelo sacramento do Crisma tornamo-nos cristãos mais lutadores pela vida divina”[2].
E como se reflete na vida de Aliança?
A nossa Aliança de Amor quer nos conduzir a uma profunda vida de fé, a partir dela, recebemos a graça da “troca de corações” com a Mãe de Deus. Maria é por excelência a esposa do Espirito Santo, e em Schoenstatt, em nossa vivência de Aliança podemos compreender a sua ação por toda nossa história.
“a existência e a vida de Schoenstatt só pode ser concretamente interpretada e compreendida como efeito dos dons do Espírito Santo”³ (Movido pelo Espírito, pag. 166)
O homem novo proposto por Schoenstatt para a Igreja é aquele que movido pelo Espírito Santo, com Maria, assume a missão de viver a sua fé e ser colaborador do reino do céu aqui na terra através da autoeducação, e das contribuições ao Capital de Graças.
Na Obra de Schoenstatt temos o exemplo de muitas pessoas que doaram sua vida pela missão da Mãe, no Santuário. Desde José Engling, os primeiros heróis, Francisco Reinisch e tantos, cuja coragem é força só se explica pela efusão do Espírito Santo recebido na Crisma. Clique aqui e conheça alguns deles
Com esse artigo, encerramos o tema do sacramento da Confirmação e no próximo, iniciaremos as reflexões sobre o sacramento da Eucaristia.
[1] Catequeses de Santo Tomás de Aquino, pg 83. Editora Minha Biblioteca Católica
[2] A Escola do Amor – Sermões dominicais do Pe José Kentenich, pregados à Comunidade alemã em Milwaukee, 1963