Neste mês da Palavra de Deus, vejamos algumas palavras do nosso fundador, Pe. José Kentenich, sobre a Bíblia:
1) Quem santifica a vida diária procura assimilar os ensinamentos da Sagrada Escritura e dos santos, aprendendo a portar-se em relação ao próximo com delicadeza, respeito e amor.
(Livro: A Riqueza do Ser Puro. Prólogo da primeira edição, 1939)
2) Baseando-nos na Sagrada Escritura, coloquemos neste contexto todas as reflexões, todos os processos de vida, as vivências, os dons que interiormente recebemos.
(Livro: Abrigado em Deus Pai – Textos escolhidos sobre Deus Pai. Marcantes traços de pai na imagem de Deus apresentada por Jesus)
3) Quando lemos a Sagrada Escritura damo-nos conta de que, por vezes, brotam espontaneamente dos lábios de Jesus palavras que nos revelam o seu mundo interior. É como se estivéssemos diante de uma rocha com algumas fendas e descobríssemos um mundo imenso, olhando através delas.
(Livro: Às Segundas-feiras ao Anoitecer – Diálogos com famílias. Vol 3, Reflexo do Pai. 9 de julho de 1956)
4) A Sagrada Escritura e Jesus revelam-nos um mundo imenso, mostram-nos o que o Pai faz para nos atrair a si, para que nos doemos inteiramente a ele, de livre vontade e não obrigados pelo medo e pela coação.
(Livro: Às Segundas-feiras ao Anoitecer – Diálogos com famílias. Vol 21, Nossa vida à luz da fé. 19 de junho de 1961)
5) Cristo é o grande pensamento do santo do dia a dia. Por isso, ele gosta de pesquisar a Sagrada Escritura, quer tenha à mão uma edição da Bíblia, quer na liturgia, pois no centro da Sagrada Escritura está sempre a grande personalidade do Homem-Deus.
(Livro: Cristo minha vida – Textos escolhidos sobre Cristo. Intimidade com Cristo do santo do dia a dia)
6) Como devemos, então, cultivar a intimidade com Cristo no Ano Novo?
Não queremos ler a Sagrada Escritura mais do que até agora o temos feito?
(Livro: Cristo minha vida – Textos escolhidos sobre Cristo. Dimensões do amor a Cristo)
7) Deus nos fala através da Sagrada Escritura, pelos estímulos e iluminações internas.
Por isso, a Piedade de instrumento gosta de colocar-se sob a influência da palavra inspirada por Deus, isto é, gosta de ler com prazer, frequente e frutuosamente, a Escritura Sagrada e permanece conscienciosamente atenta às inspirações interiores da graça. Para não errar, no primeiro caso, baseia-se na interpretação da Igreja e, no segundo caso, esforça-se por conseguir uma singela abertura para com o confessor e diretor espiritual.
(Livro: Espiritualidade Mariana do Instrumento. 1º capítulo. B: A palavra de Deus)
8) Quem quiser saber pormenorizadamente como Jesus amou, abra a Sagrada Escritura, a Carta de Deus a seus filhos.
(Livro: Santidade de Todos os Dias. 2º capítulo: Da vinculação de Jesus aos homens)
9) Ao ler a Escritura Sagrada, porém, permanece na palavrinha “amor” sempre que a encontrares. Porquanto esta palavrinha é a maior e a mais rica em conteúdo de toda a Sagrada Escritura. A perfeição consiste unicamente no amor e no cumprimento da vontade de Deus.
(Livro: Santidade de Todos os Dias. 3º Capítulo: A lei de vida dos santos)
10) O cristão vive inteiramente o espírito da Sagrada Escritura. Sabe muito bem que não vale tanto aquele que planta ou aquele que rega, mas quem dá crescimento e faz frutificar, e este é Deus. E Deus gosta de unir sua graça às nossas palavras, aos nossos ensinamentos e aos outros esforços apostólicos que façamos, mas, de preferência, à nossa oração.
(Livro: Santidade de Todos os Dias. 3º Capítulo. Força impulsionadora do amor. O zelo pelas almas)
Boa Papai Kentenich. Como um bom pai, sempre priorizando os melhores conselhos.
Cómo é lindo o pensamento do Pe. Kentenich, o meu Santo! Amém 🙏🏻
Como é bom ler e ler os livros q nos ensinam a a viver melhor como Jesus ensina. Pe José Kentenich deixou para a igreja tudo q ele sabia para caminhamos como ele no amor da palavra de Deus.