Como inserir a Palavra de Deus no dia a dia da família?
Pedro e Keille Souza – É no lar que os filhos recebem o primeiro anuncio da fé cristã. Na vida familiar os filhos deveriam experimentar, por meio de seus pais, o contato com a Palavra de Deus. É dentro da “Igreja doméstica” que o primeiro contato com o Evangelho deveria acontecer.
Para nós foi assim, em cada etapa da vida de nossos filhos íamos apresentando a Bíblia. Quando eram pequenos utilizávamos da leitura diária da Bíblia Infantil, como pequenas passagens que transmitiam os ensinamentos de Jesus. As crianças esperavam por esse momento. Nossa filha maior já conseguia encontrar, nas parábolas, os ensinamentos – e muitas vezes nos questionava se estava certo.
Aprendemos esse hábito em nossa juventude, durante o Crisma e depois no Movimento Apostólico de Schoenstatt com o Jumas (Juventude Masculina) e a Jufem (Juventude Feminina), e tentamos transmitir isso aos nossos filhos desde a gestação.
Conforme foram crescendo, introduzimos a partilha e a reflexão da palavra, permitindo que falassem o que haviam entendido da leitura naquele momento.
Durante a preparação e conquista de nosso Santuário Lar, refletíamos diariamente sobre a nossa missão e o que a Mãe de Deus queria para nós enquanto família, em especial a passagem da Transfiguração, principalmente o Tabor (LC 9, 28-33).
Em nosso lar, a Bíblia está no centro do altar de nosso Santuário Lar e nela recorremos em diversas situações e em nossas orações contínuas.
Outro momento especial em nossa família é a preparação para o Natal. Desde a decoração, a introdução dos símbolos no Santuário Lar, a colocação dos enfeites na árvore de Natal, a tão esperada estrela – sempre colocada pelo papai –, a leitura diária da novena, reflexão das passagens e boas ações deste tempo litúrgico… tudo traz para a nossa família um vínculo ainda maior, tempo de unidade, de alegria na espera do Senhor.
Renovamos em nosso lar o que nosso Papa Francisco nos diz: “Seja este o compromisso de vocês, partilhem com coragem a palavra de Deus com os outros. Vivam dela a cada dia, testemunhando a fidelidade a Cristo e ao seu evangelho”.
E podemos ver que as sementes plantadas começam a dar frutos: nossas filhas já têm seus apostolados, na Juventude Feminina e na paróquia onde frequentamos.
“No futuro, só aqueles pais, que conscientemente fazem de seu lar uma imitação do lar de Nazaré, poderão confiar em exercer uma influência de fé, duradoura e profunda, no coração de seus filhos”. [1]
Foto: cathopic.com
[1] Missão: Família, artigo, Pe. Nicolás Schwizer
Tô entrando no grupo agora preciso de aprofundar mais nas mensagens
Muito importante estes artigos.
Nos leva a não desistir de incentivar e levar a nossa família a exercitar o amor a Deus sobre todas as coisas. Obrigada!
Ler a Bíblia é realmente uma prática enriquecedora, que vai além de um simples ato de leitura. Ela nos oferece sabedoria, conforto e direcionamento espiritual. É incrível como cada vez que mergulhamos nas escrituras, descobrimos algo novo e relevante para nossas vidas. Obrigado por compartilhar essa reflexão inspiradora!