“Eu conheço uma esperança: é o rosário.”
Ir. M. Nilza P. da Silva – No ano de 1214 havia uma grande luta contra a família e a cultura cristã. De um lado estava os albigenses pregando o panteísmo, o amor livre, a abolição das riquezas, da hierarquia social e da propriedade particular. Tudo tinha que ser relativo, as famílias, a sociedade e a Igreja sem autoridades, o clero influenciado se enchia de riquezas. Em meio a essa confusão estava um pobre e santo sacerdote: Domingos de Gusmão, rezando e pedindo auxílio de Nossa Senhora para seu apostolado e a salvação da Igreja. Então, Nossa Senhora apareceu a São Domingos e lhe entregou o rosário. Ensinou-o a rezar e disse-lhe que a reza do rosário deveria ser a arma, com qual ele ganharia a vitória e ajudaria na renovação da Igreja, dos costumes cristãos, das Família e de todo o mundo.
São Domingos rezou diariamente o rosário, ensinado por Maria, ensinou muitos a rezarem e Deus venceu por meio de seus instrumentos, todas as incertezas de seu tempo.
Nossa Senhora do Rosário: educadora do pequeno Kentenich
Após mais de 700 anos, a imagem de Nossa Senhora do rosário, com São Domingos aos seus pés, está em um orfanato, em Oberhausen, na Alemanha. Uma mãe aflita, Katharina Kentenich, enfrenta grandes batalhas, deve deixar seu filho único, de 9 anos, em um orfanato. Quem assegura a educação desse menino muito inteligente e esperto? Quem terá autoridade sobre ele? Por que ela, como mãe, não pode continuar a educá-lo? Uma tempestade de dor, de perguntas e inseguranças inundam o seu coração e ela, na mesma fé de São Domingos, pede suplicante à Nossa Senhora do Rosário: “Educa tu o meu filho! Seja, de hoje em diante, sua mãe e educadora!” Desta vez, não é Maria quem entrega o rosário, mas ela recebe uma correntinha da primeira comunhão, como sinal de confiança.
Essa criança cresceu, se tornou sacerdote, venceu muitas batalhas na vida e fundou uma Obra Internacional. Falamos do Pe. José Kentenich. Educado por Nossa Senhora do Rosário, a exemplo de São Domingos, o rezou diariamente e ensinou todos a confiar que o rosário é a nossa maior arma de lutas contra as forças que querem destruir a cultura cristã. Em 1953, disse ele para um grupo de famílias, nos EUA:
O rosário é nossa armadura para as batalhas
“Para nós o rosário é a grande armadura para as batalhas espirituais. Mas, muitas vezes pensamos: o que vai acontecer depois de amanhã com os nossos filhos? Se o mundo continua a andar com essa velocidade, como é o caso de hoje, onde pararemos? Se ainda pensarmos em toda essa superficialidade que reina por aqui, no meio desse liberalismo dominado pela maçonaria, como será? Muitas vezes dizemos: a barra é pesada e como será no futuro? Pensando de novo no bolchevismo que sempre mais se toma um perigo mundial, precisamos de armas eficazes para nos defender. Quais serão essas armas e qual será a armadura de defesa? Agora sabemos: é o rosário! Ele é escudo da fé, assim como o precisamos para o mundo de hoje.
O rosário é a nossa chave para a porta do Céu e é a nossa felicidade aqui na terra! Todo o mundo pode rezar o rosário para vencer na vida. Devemos trabalhar para que o rosário seja visto assim em todos os lugares, onde existem famílias de Schoenstatt. Com esse cuidado teremos, diante de nós, um grande apostolado que realizamos, em primeiro lugar, na própria vida. Em segundo lugar cumpre tentarmos que o rosário ou terço seja conhecido e reconhecido mundo afora.”
A vida de João Luiz Pozzobon comprova essas palavras do Pe. José Kentenich. A reza do rosário o transformou em missionário destemido, esposo exemplar, profissional honesto e de sucesso, um cristão exemplar, um santo. Sua vida comprova as palavras do Fundador: “O rosário é a oração dos grandes espíritos e não dos espíritos pequenos! Pois, no centro do rosário está Jesus que veio para destruir as obras de Satanás, junto com Sua bendita Mãe, a Auxiliadora permanente na Obra da Redenção. Ao rezarmos o rosário estamos no meio dessa grandiosa visão católica do mundo.”
Rezemos o rosário
“O rosário deve tornar-se a armadura, também para a nossa Família de Schoenstatt. Devemos ser verdadeiros lutadores e para isso precisamos vestir a armadura de Deus. Vejam o valor do rosário. De fato é uma armadura! Com esta também nós ganharemos qualquer batalha, só é preciso rezá-lo.
O rosário é, embora sendo tão singelo, o grande meio para fazer de nós grandes espíritos, vigorosos lutadores e destemidos vencedores. O rosário indica essas forças de fundo, essas forças que, em última análise, lideram os acontecimentos do mundo – também em meio da mais completa confusão.”
Temos motivos suficientes para rezarmos frequentemente o santo rosário, pois estamos todos no meio das batalhas de nosso tempo! Temos um país com o sistema político em dissolução, famílias ameaçadas por ideologias bolchevistas. Mas, somos plenos de alegre esperança, porque confiamos na vitória, fazemos a nossa parte, vencemos a pequenas batalhas contra os maus costumes, em nosso dia a dia, rezando o rosário.
Bibliografia: Textos selecionados do livro: O Rosário – Autor: Pe. José Kentenich
Publicado em 06 de outubro de 2017
Emocionante história de fé, reflexão e crença do S Rosário.📿 Compartilhar para incentivar a prática da reza do terço.
O santo rosário é a armadura de Deus em nossas vidas. Então não deixem de rezar o rosário diariamente.
Eu tenho muita fé no Santo Rosário que é um escudo de muitas fé e proteção
Como se reza o rosário?
Eu acredito e CONFIO EM NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. QUE NOSSA SENHORA POSSA ABENÇOAR E CONFORTAR, OS CORAÇÕES DE TODAS AS MÃES NO MUNDO.
Nossa Senhora do Rosário ensina seu povo a rezar.