“O corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus, e assim ser sinal d’Ele” (São João Paulo II – TdC 19:4)
Suellen Figueiredo – Hoje, é celebrado o “Dia Mundial da Alimentação”, esta data comemorada em mais de 150 países no mundo tem por objetivo alertar a sociedade sobre a importância de uma alimentação saudável, como também lembrar os problemas sociais relacionados à carência desta alimentação.
Quando o assunto é comer saudável, naturalmente julgamos já saber como fazer: evitar açúcar em excesso, consumir mais frutas e vegetais, evitar os industrializados. E apesar de tudo isso ser verdade, a cada ano os números de pessoas com obesidade, doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes e a hipertensão, e também aqueles que apresentam carências nutricionais só aumentam. O que confirma que talvez sozinhos, não saibamos tão bem o que fazer.
Ter uma alimentação adequada é o primeiro passo para garantir o bom funcionamento do nosso corpo. Muitos dos problemas de saúde que adquirimos ao longo da vida poderiam ser evitados com uma alimentação saudável. Desde o nosso sono ao nosso humor, tudo está ligado à alimentação; nossos vínculos sociais são muitas vezes construídos em torno de uma mesa.
Vinculação no prato!
Quando ouvimos que a autoeducação pode nos ajudar em toda nossa vida, muitas vezes não pensamos de forma biológica. Como schoenstattianos, podemos usar a nossa Aliança de Amor para nos auxiliar também neste aspecto. Maria foi aquela que cuidou de Jesus em muitos aspectos inclusive da sua alimentação, porque não pedir que ela nos ajude a ter uma melhor relação com a nossa?
Onde? Dentro do nosso Horário Espiritual! Por que não adicionar ao tópico “vinculação comigo mesmo (a)” um propósito para melhorar algo em nossa alimentação?
O fiel e fidelíssimo cumprimento do dever passa também por nossas escolhas sobre a saúde. A alimentação não trata tudo, mas sem uma boa nutrição não conseguimos tratar nada!
Alguns propósitos que podem te ajudar:
– Incluir 3 cores de vegetais ou verduras no prato do almoço.
– Comer ao menos 2 frutas por dia.
– Neste mês não consumir alimentos industrializados.
– Por amor a Maria, reduzir o consumo de café.
O exemplo arrasta!
Nossa forma de lidar com a comida pode influenciar muitos aspectos da nossa vida. Como adultos (pais, mães, tios, avós e cuidadores), devemos zelar para passar a diante uma boa relação com a comida.
Ensinar as crianças a fazer boas escolhas e saber usar bem os alimentos, além e promover uma boa saúde e a prevenção de doenças vai, contribuir para uma relação de consumo mais responsável.
Alguns dados do IBGE estimam que, no Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas encontram-se em estado de “insegurança alimentar grave”. No mundo, esse número pode chegar à 805 milhões de pessoas em estado de subnutrição. Porque não ensinar as crianças sobre desperdício? Incluir um propósito de ajudar uma instituição ou projeto social que leve alimentos aqueles que precisam? Em muitos de nossos Santuários e paróquias podemos encontrar projetos para colaborar.
Que a nossa Aliança de Amor possa estar presente em todos os momentos da nossa vida, e que a partir dela possamos cuidar melhor do nosso corpo e daqueles que amamos.
O Papa Francisco nos convida a ação!
“Isto requer também que nos deixemos interpelar e comover pela condição do outro e que a solidariedade se torne o foco principal das nossas decisões. Deste modo, a proteção das gerações futuras caminhará de mãos dadas com a escuta e a atuação a favor das exigências das gerações presentes, mediante uma aliança intra e intergeracional que chame todos nós à fraternidade e dê um sentido novo e mais autêntico à cooperação internacional, uma cooperação que deve animar esta Organização e todo o sistema multilateral.” Escreveu o Papa Francisco na mensagem enviada ao diretor-geral da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Qu Dongyu, por ocasião do 44º Dia Mundial da Alimentação.
Confira a Mensagem completa do Papa para o dia mundial da alimentação
Publicado em 16 de outubro de 2021
Gostei muito, desse artigo. Ele nos esclareceu, muitos pontos que tínhamos dúvidas. 👏👏👏👏👏
“Que seja mais este dia todo em louvor a Maria .”