A Providência está olhando por você!
Karen Bueno – Milhares de estudantes estão realizando provas de vestibulares, buscando uma vaga para os estudos universitários. No Movimento de Schoenstatt também vários jovens da Juventude Feminina (Jufem) e da Juventude Masculina (Jumas) estão nessa etapa.
O professor Miguel Sacco, de Maringá/PR e trabalha com alunos pré-vestibulandos, dando aulas de Física. Abaixo ele reuniu algumas dicas que considera relevantes, em seu ponto de vista, para este momento, confira:
Dicas importantes
As dicas que eu sempre dou para os meus alunos, nessa reta final, é que:
. Intensifiquem os estudos, principalmente nas matérias que têm mais dificuldade;
. Tentar fazer simulados, resolver as provas dos outros anos, sempre atento ao tempo que leva para resolver as questões;
. Procurar estudar, de vez em quando, com algum amigo (isso ajuda na parte psicológica do aluno, pois se afastar de amigos e de tudo mais pode favorecer a ansiedade, além do que isso permite, às vezes, pensar em formas alternativas de resoluções);
. Ter uma rotina de sono adequada e sempre ter um dia para relaxar;
. Procurar estar bem informado de dicas para as provas que for fazer: colégios particulares da região da universidade que você quer tentar, normalmente postam no Instagram alguma coisa sobre esses temas, então é bom sempre estar olhando perfis desse tipo e coisas assim;Sobre depois dos exames, creio que a melhor dica que posso dar é manter uma rotina de estudos e ir adaptando ela, o quando possível, para o contexto universitário. Além de sempre estarem atentos às notícias mais recentes que têm uma repercussão mais nacional.
Conversa com que já passou por isso
Adriano Santolino, de Araraquara/SP, ingressou no curso de Direito e comenta: “Minha dica, para quem está prestando vestibular agora, é realmente fazer a prova com calma, porque essa é a melhor maneira de você conseguir utilizar tudo o que você aprendeu. O que você tinha que aprender, já aprendeu durante os tempos de estudo. Então, agora, realmente é ter calma na hora da prova, ter tranquilidade e confiar no seu potencial”.
Para os jovens do Movimento de Schoenstatt, ele indica: “Eu acho que uma atitude diferencial dos schoenstattianos, antes da prova, deve ser a disciplina no estudo, ter responsabilidade. Durante a prova, eu acho que nossa atitude deve ser de empatia com quem está fazendo a prova do nosso lado, saber que não são só concorrentes, mas pessoas que estão querendo construir o futuro. E, depois da prova, ter tranquilidade e a consciência de que a Divina Providência está agindo na nossa vida, independente do que aconteceu ou vai acontecer, de ser aprovado ou não”.
Publicado em: 13 de jan de 2021
Não somente pedir ajuda para Deus e o Espírito Santo, mas ajudá-lo também, estudando prestando atenção nas aulas.