Nós “esperançamos”: O nosso caminhar é para esta nova vida maravilhosa. A isso chamamos de esperança.
Unidas pelo lema “Instrumentos da Esperança, vamos contigo Pai!”, cerca de 300 meninas, deram mais uma vez, o seu sim a Juventude Feminina (Jufem). Após 9 anos e o adiamento, devido a pandemia, o Encontro Nacional acontece, de 14 a 17 de novembro, junto ao Santuário da Mãe e Rainha, Tabor Magnificat, em Curitiba/PR. Novas gerações, novas amizades, novos encontros, novos desafios. “Foi um momento marcante na história da Jufem Brasil, unidas em um mesmo ideal. Vi a força da nova geração, com a mistura de diversos locais e culturas, mas sempre por um único propósito de ser Lírios do Pai, Tabor para o Mundo,” diz Maria Luiza Fonseca.
Renovar o Sim ao Ideal
Cada dia de encontro teve uma temática diferente: Sexta-feira: “ser instrumento”, sábado: “Esperança e o Pai Fundador”, e domingo: “vamos contigo Pai!” Na Santa Missa, de abertura, Pe. Antonio Bracht, que acompanhou todo encontro, em sua homilia, convida a juventude a pensar o que gostariam levar dali, o que carregaria no coração dali em diante, qual resposta da jufem Brasil, ao Pai e Fundador, a partir do nacional. “Desde minha primeira participação no Encontro Nacional, em 2015, tudo mudou. Mas o amor a MTA e a juventude permanecem firmes, sigo mais inspirada para viver os novos desafios da geração,” conta Giovanna Silva Pereira.
No primeiro dia a motivação é “A cruz e a esperança”, tema ministrado por Luciana Mocelin, encerrando com vivência e oração do Santo Terço, junto à Cruz da Unidade. O sábado é marcado pelo painel com o tema “Esperança”, no qual membros dos diferentes ramos da Família de Schoenstatt deram o testemunho de momentos fortes de esperança em suas vidas, e os workshops, com diferentes temas, escolhidos previamente pelas participantes:
- Esperança na ciência: Amanda Santolino e Paloma Resende
- Esperança no trabalho: Sra. Lucia Ferreira e Maria Gabriela Nassif
- Esperança na sociedade: Franciane e Ricardo Wazen
- Esperança na comunicação: Aline Silva e Mariane Teles
- Esperança em tempos de ansiedade: Ir. M. Jaci Morais e Ana Beatriz Souza
- Esperança na Igreja : Ir. M. Dina Batista de Souza, Julia Pires e Luiza Pires
A noite do dia 15, é marcada pela reflexão, ministrada pelo Pe. Antônio, sobre o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, e um jantar festivo em comemoração ao seu aniversário, com direito a bolo e parabéns.
Os “3 ingredientes” do nacional
No último dia as reflexões são sobre o futuro da Jufem do Brasil. Algumas mulheres, que já participaram da Jufem, estavam conosco e renovaram o sim à vocação. Stéphany Vendrusculo, partilha: “Pudemos sentir a vibração das meninas pela nossa querida MTA e criar vínculos incríveis com pessoas novas que nunca tínhamos visto antes. Fiz amizades incríveis. Senti a presença da Mãe e de Jesus Cristo o tempo todo. São momentos que ficam guardados para sempre em minha memória.”
Deste encontro, a juventude leva “3 ingredientes”, apresentados pela providência divina, trazidos pelo Pe. Antônio na homília da Santa Missa de encerramento e que impulsiona a vida de aliança no dia a dia de trabalho, de missão: “a dificuldade da chegada”, “a alegria de estar juntas” e “a grandeza da missão”.
“Foi incrível conhecer meninas da Jufem de tantas partes do Brasil, compartilhar histórias, culturas e a mesma missão. Cada sorriso e cada conversa mostraram que, mesmo com nossas diferenças, somos parte de algo maior, conectadas pelo amor à RTA e pelo desejo de transformar o mundo,” conclui Ana Beatriz Medeiros de Melo.
O Encontro Nacional da Jufem Brasil foi um reencontro de unidade para esperançar. Um impulso a ser um olhar de amor, um gesto de amor, um coração que renova-se sempre.
Para mais fotos acesse a página do Instagram: @jufembrasil
Texto: Rafaelle Nogueira
Edição: Suellen Figueiredo