Ir. M. Wanessa Ferreira – A Família de Schoenstatt do Santuário da Mãe e Rainha, Tabor Matris Salvatoris, em Salvador/BA vive momentos de intensa espiritualidade e renovação, nos dias 15 e 16 de março, com a abertura do Ano Jubilar de 25 anos do Santuário.
Sol do Tabor, avança mar adentro
O evento se inicia com a acolhida e a Santa Missa, presidida pelo Pe. Afonso Wosny, Diretor Regional do Movimento, que, em sua homilia, acentua que este é um dia de muitas graças por a Família de Schoenstatt. Em seguida, ele conduz a palestra, com o tema: “Sol do Tabor, avança mar adentro e lança as redes”, inspirado no último Congresso de Outubro, realizado em Olinda/PE.
A Juventude Feminina de Schoenstatt (JUFEM) coordena a dinâmica de integração, em que os participantes formam uma grande rede, com seus nomes, simbolizando a importância do trabalho em grupo e da missão compartilhada.
Olhar para história para cultivar a chama
Como preparação para o Ano Jubilar, a geração fundadora da Família de Schoenstatt de Salvador compartilha suas experiências dos primórdios do Movimento na cidade e a conquista deste Santuário. O casal Luiz Alberto e Aleíne Oliveira partilha sobre o início da Liga de Famílias e Joana Arcoverde e Valdeli Ferreira recordam o início da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) . Por meio de vídeo, à tarde, Ir. M. Claudete Rauen partilha como foi a conquista do terreno do Santuário, até sua inauguração.
Abre-se o Ano Jubilar do Santuário
O dia 16 de março é marcado pela abertura do Ano Jubilar, que culminará, em 2026, com a celebração festiva pelos 25 anos de inauguração do Santuário Tabor Mãe do Salvador. Unem-se aos presentes, 16 caravanas de peregrinos, sendo oito vindas do Estado de Sergipe.
Na Santa Missa solene, presidida por Dom Dorival Souza Barreto Júnior, Bispo Auxiliar de Salvador, estão presentes também algumas autoridades, o Major Pe. Daniel Francisco de Souza, Capelão do Exército, acompanhado por 15 oficiais, além do Prefeito, Bruno Reis, e sua esposa Rebeca Reis. Durante a celebração, a relíquia da Ir. M. Emílie Engel é acolhida e exposta para veneração dos fiéis.
A oração em primeiro lugar
Em sua homilia, Dom Dorival relaciona o lema nacional da Família de Schoenstatt, “Missionários da Esperança, em Cristo transfiguremos a realidade”, com a liturgia do dia e reforça a importância da oração, como fundamento para a missão: “Dentre todos os compromissos, a oração tem que estar em primeiro lugar. A vida de oração não significa ficar isolados, pois a oração nos reconduz ao caminho da ação.” Após a celebração, os fiéis peregrinam até o Santuário, onde renovam a consagração à Mãe de Deus e recebem a bênção de envio.
Unidos, levar Cristo ao mundo
Elson e Maria Sirley Guimarães comentam: “O que mais marcou nesse dia foi o resgate da história de origem do nosso Santuário e como ele foi conquistado! Este dia também despertou ainda mais em nós a consciência de sermos uma família e que devemos lançar as redes juntos, como uma autêntica Família de Schoenstatt, que vive o Cor Unum In Patre”.
O Ano Jubilar do Santuário da Mãe do Salvador fortalece o compromisso da Família de Schoenstatt em Salvador com a missão de, inspirados pela Mãe e Rainha, levar Cristo ao mundo.
Edição: Suellen Figueiredo