Dia missionário fecha o ano de atividades da Liga de Famílias, em Londrina/PR, levando a palavra de Deus a moradores de bairro da periferia.
Célia Guerra – “Levamos a Mãe de Jesus à frente e as casas e os corações se abriram. Escutamos as dores que afligem as famílias, independentemente se católicos ou de outra denominação, eles abriram o coração, porque sentiram acolhidos, pois a Mãe estava presente.” Assim resume Mity Shiroma sua experiência de participação no Dia Missionário da Liga de Famílias, realizado durante todo o dia, no sábado (25 de novembro), em Londrina, na região da Paróquia São Vicente Paloti e São Judas Tadeu, sediada no Conjunto Vivi Xavier, zona norte da cidade.
A ação missionária envolveu cerca de 50 membros do ramo, que, divididos nos dois períodos do dia, visitaram de forma aleatória dezenas de famílias moradoras do Jardim Marieta, bairro distante da sede paroquial. O trabalho contou também com a participação dos jovens que integram o Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt) e a Jufem (Juventude Feminina de Schoenstatt), que evangelizaram de forma lúdica cerca de 80 crianças e adolescentes que fazem catequese na paróquia. Toda a ação teve o apoio do pároco, Pe. José Eduardo Martins, que é também assessor da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Londrina.
A culminância do Santuário Lar
O casal coordenador da Liga de famílias, em Londrina, Sandra e Marco Antônio Leite, informa que o Dia Missionário integra o projeto anual da Liga de Famílias, elaborado no final de 2022, pela equipe de coordenação do ramo, com o auxílio do Pe. Clodoaldo Kamimura, assessor regional do Movimento Apostólico de Schoenstatt e da Ir. M. Patrícia Lemes, assessora da Liga de Famílias. Durante este 2023, as famílias do ramo estudaram os símbolos que compõem o Santuário Lar, fazendo a reconquista de cada um deles. “Foi um ano abençoado, com um Projeto Anual, que fez a nossa vinculação aos nossos Santuários Lares culminar com esse momento de Schoenstatt em saída”, destaca o casal dirigente.
Na paróquia, os trabalhos tiveram início, às 9 horas, junto às crianças sob os cuidados dos jovens do Jumas e Jufem. Em outro espaço da paróquia, os membros da Liga de Famílias se dividiram em duplas e partiram para as ruas do bairro, na missão de porta em porta. Na bagagem, cada dupla levava seu “kit missionário”, composto por uma Bíblia, uma imagem da Mãe Peregrina, um frasco com água benta, folhetos com orações e terços que eram doados a essas famílias.
A alegria na missão
Ao final de cada período do dia, foram realizadas avaliações, com os missionários. Os relatos, cheios da alegria e da satisfação que tomaram conta do coração de cada um deles, confirmavam que a grande educadora, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, caminhava com eles distribuindo graças e bênçãos, realizando milagres. “Na primeira casa, já fomos recebidos com muita alegria e emoção. Em todo o tempo, foi possível sentir o Espírito Santo agindo. Conversamos com mães, pais, jovens, crianças e, com certeza, nossa grande missionária realizou e realizará muitos milagres”, revelou Cristiane de Oliveira Tokairin.
O sucesso do Dia Missionário teve ainda a colaboração de outras famílias da Liga que, enquanto as visitas ocorriam, formaram uma corrente de oração e se revezavam em seus santuários lares rezando o terço. Na missa de encerramento, na Paróquia São Vicente Paloti e São Judas Tadeu, o pároco, Pe. José Eduardo, agradeceu à Liga de Famílias, destacando o papel intercessor da Mãe de Deus junto a famílias que estão afastadas da Igreja.
Missão transformadora
Em forma de agradecimento, pela experiência vivenciada no Dia Missionário, Mity Shiroma ressalta a satisfação por ter levado acalento e espiritualidade às pessoas. “Mas, essa experiência me edificou de tal maneira que, com certeza, eu fui a pessoa que mais saiu ganhando. Levarei o Dia Missionário no meu coração. Voltei mais fortificada na fé e, principalmente, por meio da ‘missão’ pude cumprir o desejo do Pe. Kentenich, de levar a Mãe de Deus para todos os lugares e espalhar amor, fé e esperança.”
Veja mais fotos
Fotos: Liga de Famílias de Schoenstatt, em Londrina
* Célia Guerra pertence a Liga de Famílias de Schoenstatt, em Londrina