Ideal Pessoal: Ser um outro Cristo

Data de Nascimento: 20/11/1900

Data de Falecimento: 18/01/1924

 

Ao falar sobre o seu tempo de estudante, você se recorda de alguma vez ter colado em uma prova? Essa certamente não é uma atitude nobre, mas muitas vezes é uma decisão desesperada  e que leva muitos a serem aprovados. Foi assim que o jovem Fritz Esser “deu seu jeitinho” para passar de ano. O nome Fritz na tradução ao português do Brasil significa Frederico.

Com esse fato, começamos a narrar a história deste jovem herói, que faleceu no dia 18 de janeiro de 1924. Esser mostra que os erros e os desafios da vida são oportunidades para o heroísmo e para o recomeço. A Aliança de Amor, que conduziu sua vida, é luz também para nós, também hoje, no caminho de santidade.

 

Mas, afinal, quem é Fritz Esser?

Ele é um dos heróis da primeira geração do Movimento de Schoenstatt. Foi sacristão do Santuário Original e ficou conhecido por criar e talhar a moldura luminosa com a frase Servus Mariae Nunquam Peribit (Um servo de Maria, jamais perecerá). Esser nasceu no dia 20 de novembro de 1900, em Dorn Dürkheim, Rheinhessen. Tinha duas irmãs e um irmão mais velho, que se tornou sacerdote. Seu pai faleceu antes de Fritz completar 1 ano e sua mãe, provavelmente, mantinha um pequeno armazém para o sustento da família. Por natureza, era um jovem alegre, cativante e simpático, querido por todos. De temperamento sanguíneo, ganhava rapidamente a simpatia, o amor e o apreço dos colegas e dos professores.

 

“Sou dez vezes mais estúpido do que pareço”

Fritz tinha várias habilidades sociais e pessoais. Seu grande desafio, contudo, era o estudo. Estudava com muito esforço, mas, cada prova era sempre um enorme problema. Só com muita ajuda dos colegas, especialmente do amigo José Engling, e a generosidade dos professores, ele conseguiu ser aprovado nas avaliações. Era tão estimado pelos amigos que eles faziam de tudo para não perdê-lo. Um deles deu um “jeitinho” para Fritz “colar” na prova final do primeiro ano. Felizmente, nas avaliações do seminário também se levava em conta a aplicação no estudo, o caráter autêntico, o esforço e a dedicação – e nisso ele era muito bem avaliado! Foi justamente essa dificuldade com os estudos que aproximou Esser, cada vez mais, da Mãe de Deus. Pode-se dizer que, nos primeiros anos, quem mais se dedicou e se preocupou de modo singular com o Santuário Original, tornando-o acolhedor e atraente, foi Fritz Esser.

 

 

Um discreto, mas significativo, herói

Fritz destacou-se não pelo brilho das suas ideias, da sua inteligência ou de seus grandes feitos, mas, pela facilidade com que se entusiasmava por tudo o que é bom. Empenhou-se pelas contribuições ao Capital de Graças e a ideia de transformar a capelinha em um Santuário da MTA. De maneira singular e mais do que todos os outros, ele fez do Santuário a sua preocupação principal. Ali, por assim dizer, ele “perdeu seu coração”.

Durante anos, passava quase todo seu tempo de folga usando as habilidades artísticas para tornar o Santuário belo, atraente e acolhedor. Não só visitava o Santuário para rezar, mas também para conservá-lo limpo, enfeitá-lo com flores e torná-lo o lar espiritual dos congregados.

Ao perceber que as visitas à capelinha estavam diminuindo, Fritz teve uma ideia interessante. Com alguns colegas, furou o telhado do Santuário e colocou ali uma pequena chaminé de lata. Arranjou (não se sabe de onde) uma estufa de carvão para secar e aquecer o Santuário. E assim, não raras vezes, o Santuário era o único local aquecido em Schoenstatt, enquanto havia neve, gelo e frio em todo lugar. As visitas, obviamente, aumentaram muito!

 

Um servo de Maria jamais perecerá!

Devido a tudo que a MTA realizou em sua vida e na vida dos congregados, Esser decidiu criar um marco de agradecimento. Assim, surgiu a ideia para a moldura de luz “Servus Mariae Nunquam Peribit”. Seu desejo era que, ao olhar para esse “monumento”, todos sentissem uma confiança ousada e vitoriosa no poder e no amor da Mãe.

 

Entre quedas e recomeços

A vida de Fritz é também marcada por provações e quedas. Ele passou um breve período no serviço militar e, apesar disso, esse ambiente impactou bastante sua vida religiosa e nobre. Ao voltar das férias, ele estava mudado: apático e bastante distante de seus ideais. Se recusava, inclusive, a cuidar do Santuário. Também, por um período, desanimado com as atividades da Congregação e sem vontade de ajudar. Contudo, compreendeu os seus erros e fez reparação. Aos poucos, foi novamente abrindo o coração para a MTA educá-lo. Sabendo que precisava de ajuda, Fritz procurava a orientação do diretor espiritual, o Pe. José Kentenich, e os conselhos de seu amigo Engling.

 

Anos de entrega e de sofrimento

Três anos de doença e sofrimentos marcaram o fim da vida de Fritz Esser. Havia semanas em que não podia sequer sair da cama, devido à fragilidade dos seus pulmões. Esse foi, ao mesmo tempo, um período de muita atividade apostólica, por meio de cartas e de materiais para a Revista MTA. Seu leito se tornou uma espécie de secretaria para ajudar nas atividades de Schoenstatt. O fim de sua vida caracterizou-se por um sofrimento vivido com amor e com propósito. Dedicou as dores e todas as suas forças pelo início do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Carta do Pe. Kentenich: Permaneça um filho despreocupado

Caro Frederico! Como devo responder à sua carta? Deus o guiou pela noite escura da alma. Foi bom. Agora, com mais facilidade, você pode voltar àquela simplicidade e sinceridade no aspirar à virtude como antes, em Schoenstatt. Faça-o logo. Isto significa em concreto: Não se deixe abalar espiritualmente por tudo o que você ouve e lê. A única norma para você é o seu ideal pessoal. De resto, permaneça aquele filho despreocupado nas mãos de nossa Mãe celestial, como você era em Schoenstatt. A Mãe cuidará!

O amor a Maria foi o fundamento da sua santificação. Quando o fundamento é abalado ou descuidado, o edifício todo está em perigo. Tudo o que você recebe para a vida espiritual facilmente poderá assimilar no seu ideal pessoal e no amor a Maria… Pode estar seguro da minha oração (em suas intenções) junto à Mãe. Peço o mesmo a você. Agradeço a você e aos outros noviços as contribuições ao Capital de Graças.

Cordial saudação e bênção sacerdotal, em amor sincero, J. Kentenich.

Na última carta enviada ao Pe. Kentenich, Frederico escreve: “Diga a eles que permaneço fiel até a morte!”

Em 1995, os restos mortais de Esser foram transferidos do primeiro local de sepultamento, Alzey, em Rhine-Hesse, na Alemanha, para o Centro de Schoenstatt em Weiskirchen. Seu túmulo está agora ao lado do túmulo de Mons. Werner Grimm (1928-2000), sacerdote diocesano de Schoenstatt, da Diocese de Mainz , que assegurou que a memória de Fritz Esser permanecesse viva, especialmente a nível diocesano.