Notícias – Nacionais

Notícias – Nordeste

Liga de Mães em Natal aprofunda a Aliança de Amor

  Liga de Mães de Schoenstatt, da Arquidiocese de Natal/RN, no dia 6 de abril, sela a Aliança de Amor, algumas como cooperadoras da Liga e outras a aprofundam, entregando a Carta Branca. Silvina Dantas conta que as 16 mães que selaram a Aliança de Amor são de duas paróquias, Santo Afonso, em Mirassol, e…

Romaria reúne mais de 4 mil homens em Olinda

  Suellen Figueiredo – A II Romaria Regional do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), CNBB NE2, que contempla os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, aconteceu no dia 10 de março, com o lema: “Com Maria enchei as talhas do Santuário”, e reuniu cerca de 4 mil homens que saíram…

Floriano: Primeiro grupo do Terços dos Homens no presídio

  Nilson Ferreira de Souza – Na unidade prisional Gonçalo de Castro Lima – a Penitenciária Vereda Grande – em Floriano/PI, surgiu o primeiro grupo do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) do estado, formado por internos. Há quase dois meses, cerca de 20 homens deixam suas celas, uma vez por semana, sempre às quintas-feiras…

Missão Cristo Tabor 2024: Os melhores dias da minha vida

“Foram os 9 melhores dias da minha vida… Cada dia era melhor que o outro. Eu só pensava: como vai ser o dia de amanhã? Quais surpresas Deus preparou pra gente? Cada dia eu ia dormir e acordava mais animado pra sair de porta em porta,” assim o jovem João Pedro Sá Leitão de Souza…

Olinda: A virada do ano, em adoração

  Suellen Figueiredo – Cerca de 300 pessoas se reuniram, no Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda/PE, para passar um ano novo diferente. No Santuário Tabor da Nova Evangelização, é o segundo ano em que “a virada do ano” acontece com a Santa Missa. A celebração iniciou às 22h30min, presidida pelo Pe. Vitor Hugo…

As mãos se unem para rezar e se abrem para servir

  Ir. M. Nilza P. da Silva – O estado do Ceará é conhecido por suas praias e os contrastes e belezas de seu semiárido. Grandes rios serpeiam as terras castigadas pelo sol ardente e trazem o verde da esperança. Como o cantar dos rios, há outra melodia que enche de esperança a vida de…

Em Olinda: Um jantar de Natal para as pessoas em situação de rua

Taciana Ferreira – O jantar para pessoas em situação de rua teve início no período da pandemia. Ana Cristina Vasconcelos e Edilson Miranda, juntamente com outros casais da Liga de Famílias, distribuíram algumas quentinhas às pessoas que viviam no entorno do bairro de Casa Caiada. Disso, veio a iniciativa de levar a proposta do jantar…

Terço dos Homens Mãe Rainha realizam missões

  Ir. M. Nilza P. da Silva – O Terço dos Homens Mãe Rainha, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco se unem para realizar missões todos os meses. Tudo começou no dia 20 de maio de 2023, quando Pe. Vitor Posseti e Edilson do Nascimento Oliveira, ambos de Olinda/PE, a caminho de Ceará-Mirim/RN,…

26 anos evangelizando as famílias, com a Mãe Peregrina

  A entusiasmada celebração dos 26° aniversário da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, na paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, em Palmas de Monte Alto/Bahia, marcou o Dia da Aliança, 18 de novembro de 2023, na Diocese de Caetité. A festa começa cedo, conta Gizelle Badaró Oliveira Santos: “O Ofício de…

Notícias – Paraná

Encontro Regional da LAFS: Alegra-te mulher!

  Pe. Kentenich diz que há uma “vara mágica” capaz de transformar tudo em alegria. Nos dias 20 e 21 de abril, 34 participantes da Lafs (Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt), do Regional Missionis, se reuniram junto ao Santuário da Mãe e Rainha, Tabor da fidelidade e amor a Igreja, para a glória da Santíssima…

A beleza e o desafio de ser mulher hoje!

  Ir. M. Nelly Mendes – Este é o tema que atraiu mulheres, de 3 a 79 anos, ao Santuário da Mãe e Rainha, Tabor das Vocações, em Guarapuava/PR, na tarde do dia 13 de abril de 2024. A Rafaela Alves, de 3 anos, pertence ao grupo das Apóstolas Luzente de Maria e não queria…

Tabor das Vocações: Alegria, união e muita coragem!

Sheila Ianesczko/Ir. M. Nelly Mendes – Com a alegria do reencontro, no dia 3 de março, a Família de Schoenstatt, em Guarapuava/PR, inicias suas atividades neste ano somando seus sonhos e assumindo, com coragem, as realizações. Somos família! O dia é repleto de dinâmicas e partilhas, a começar por um café compartilhado. Sheila e Victor…

Dirigentes da Jufem: Um encontro “retumbante”

  As dirigentes da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) dos Regionais Coração Tabor e Missionis se reuniram, dias 24 e 25 de fevereiro, no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/BH, para a Escola de Dirigentes Regional. “Esse encontro é importante para me recordar que ser dirigente é uma vocação e que essa tarefa deve ser…

Coordenadores da Mãe Peregrina: Missionários da Esperança

  Juliana Dorigo – Ser fiel à origem! Essa foi a frase marcante do Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMP), com a participação de representantes das dioceses das regiões Sudeste, Paraná e parte do Norte do Brasil, nos dias 24 e 25 de fevereiro, à sombra do…

O Santuário está cada vez mais próximo…

Com as paredes já sendo erguidas, a Família de Schoenstatt de Maringá pôde vivenciar a abertura das atividades de 2024, ano em que será inaugurado o santuário filial. Mariane Teles – Quem participou da abertura do ano, da Família de Schoenstatt, em Maringá/PR, no dia 04 de fevereiro, sentiu uma emoção diferente dessa vez. As…

Mães líderes, conscientes da sua dignidade e missão!

  Ir. M. Nilza P. da Silva – Pode até parecer conto de fadas, quando chegamos no encontro de dirigentes da Liga de Mães, realizado de 2 a 4 de fevereiro, em Atibaia/SP, e vemos tanta ternura em artes. Mas, quem conhece essas mulheres, sabe a força que elas carregam e a coragem com que…

Jumas em missões: Já não somos mais como éramos!

  Ir. M. Nilza P. da Silva – Quem passava pelas ruas da cidade de Arapongas/PR, entre os dias 14 a 20 de janeiro de 2024, provavelmente se surpreendeu ao encontrar tantos rapazes, com a imagem da Mãe e Rainha nas mãos, batendo de porta em porta. Mas, o que houve? João Pedro Cruz, da…

Uma vida dedicada à Liga dos Enfermos de Schoenstatt

Ir. M. Patrícia Ferreira Lemes – Dona Lourdes Pereira há pouco completou 90 anos. Mineira, viúva e mãe de duas filhas vivas, (ela teve 4 filhas), superou um tratamento de câncer e, hoje, é ela quem precisa de mais cuidados com a saúde. Porém, esta senhora pequena, delicada e muito vivaz tem uma história de…

Notícias – Sudeste

Alegra-te Mulher! Caminha à luz da santidade…

  30 mulheres participaram do encontro da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (LAFS), junto ao Santuário Tabor da Esperança, que está em festa pelo Ano Jubilar de sua inauguração. No final de semana dos dias 19 a 21 de abril, a Liga Apostólica Feminina, do Regional Coração Tabor, promoveu seu encontro anual, em Brasília/DF, com…

15 de abril de cada ano: Uma noite de visitas!

  A Liga de Famílias de Schoenstatt, em Jaraguá, São Paulo/SP, celebra o dia 15 de abril, de modo muito especial. Nessa data, em 1948, Pe. José Kentenich escreveu a Carta de Santa Maria, na qual ele motiva os casais a dar um lugar de honra à Mãe e Rainha, em seus lares: “Levem a…

Dia da primeira comunhão do Pe. Kentenich

Edson Mikus – A Eucaristia é o ponto fundamental da vida em Jesus Cristo. É na Eucaristia que Jesus se doa em alimento espiritual para a nossa vida, dando o seu próprio corpo e sangue para permanecer em quem o recebe como alimento. Por isso, é muito importante para o cristão o mistério do corpo…

Mães: firmes como o carvalho e sementes de santidade

  Toda mãe é admirável! Elas exercem sua profissão, são parceiras, amigas e esposas, conseguem dar conta dos cuidados da casa, de cada filho, administram a vida dos pets, as compras, os prazos, complementam nas atividades escolares, são motoristas dos filhos, são catequistas, atuam em pastorais e cuidam de mil coisas… Para se fazer tudo isso,…

Atibaia: Família de Schoenstatt fortalece vínculos

  Família de Schoenstatt de Atibaia tem momento de partilha junto ao Santuário Atividade deu impulso ao lema 2024: ‘Missionários da Esperança, em Cristo, transfiguremos a realidade’ Jaqueline Montoya – A Família de Schoenstatt, em Atibaia/SP, se reuniu, na tarde de 7 de abril, para a abertura conjunta dos trabalhos para 2024. Na ocasião, Juventude…

Tabor da Esperança: Abrimos, em festa, o Ano da Graça

  Ir. M. Nilza P. da Silva/Ir. M. Isabel Machado – O Ano Jubilar, de 25 anos, do Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Brasília/DF, começa com três dias de festa. No dia 17 de março, domingo, a Mãe de Deus recebeu muitos filhos, que vieram de todo lado, trazendo sua imagem…

Santuário jubilar, em Brasília: portador de indulgências

25 anos: Uma história de Esperança Ir. M. Isabel Machado/Ir. M. Nilza P. da Silva – Já ouvimos muitas vezes que “jubileus são tempos de graças especiais!” O que dizer, então, de um Jubileu que acontece no contexto do grande jubileu do Ano Santo? Sem dúvidas, é um tempo forte da Esperança. É o que…

Tabor da Liberdade: Um novo começo, com renovada esperança

  Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa – No dia 2 de março, a solenidade da dedicação do altar da nova capela do Santuário, localizada na tenda dos peregrinos, marca o reinício das atividades do Movimento Apostólico de Schoenstatt, no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG. Estiveram presentes membros dos Ramos e coordenadores da Campanha da…

Família de Schoenstatt, no Jaraguá: Caminha, escuta, sonha…

  A Família de Schoenstatt, no bairro do Jaraguá, São Paulo/SP, se reúne, no dia 25 de fevereiro de 2025, junto ao Santuário Sião, para o início das atividades do ano. O lema do Congresso de Outubro: Família Tabor, sonha, escuta, levanta-te, e o lema do ano: Missionários da Esperança, transfiguremos a realidade, deram o…

Notícias – Sul

Fundação da Liga Feminina de Schoenstatt em Santa Catarina

  Ir. M. Nilza P. da Silva – A Família de Schoenstatt, do Estado de Santa Catarina, se prepara para construir o Santuário Filial, da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e se estrutura com mais um ramo: A Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (LAFS). O primeiro grupo selou a Aliança de…

Regional Tabor: Dirigentes da Jufem se reúnem

Foto: Mayara O. da SilvaIr. M. Nilza P. da Silva – A Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem), do Regional Tabor (Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina) realizaram o Encontro de Dirigentes, em Santa Maria/RS, nos dias 9 e 10 de março. Ir. M. Simome Tabolha diz que “foi de grande importância, pois…

Santa Catarina rumo aos 75 anos da Mãe Peregrina

Ir M Rosequiel Fávero – Na expectativa dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, aconteceu no dia 9 de março, a Jornada de Coordenadores do estado de Santa Catarina. Desde cedo, chegaram ao local do futuro Santuário de Schoenstatt, em Biguaçu/SC, delegações das diversas dioceses, sendo acolhidas com muito carinho pelos organizadores.…

Santa Maria: Jornada estadual de Coordenadores

  Ir. M. Rosequiel Fávero – No final de semana de 9 e 10 de março, se reuniram em Santa Maria/RS, 85 coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, de oito dioceses do Rio Grande do Sul, com a missão de traçarem metas para seu trabalho apostólico em 2024. Renovar ou renovar Na sua…

Jubileu das Irmãs: A fidelidade é um dom precioso!

Ir. M. Rosangela de Souza – Nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, disse mais do que uma vez que nada o comovia tanto como a fidelidade genuína e comprovada. Passados 25 anos da nossa Incorporação ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, compreendemos melhor esta afirmação, pois a fidelidade é um dom…

Peregrinação em Santa Cruz: Com Maria aprendemos a confiar

Ir. M. Sara  Vincensi/Ir. M. Nilza P. da Silva – “É muita gratidão. Eu passei por problemas… a Mãe transformou… Só tenho a dizer: gratidão e alegria. A Mãe já me deu muitos sinais e é muita emoção poder contar com Ela!” Assim se expressa Joelma Santos Rosin, ao participar da  44ª Romaria ao Santuário…

Um dia para comemorar a alegria da vocação sacerdotal

Eu tenho certeza de que não há riqueza maior que o amor que há em toda missa. Em cada clamor que esse homem santo leva Deus no canto. Que transforma o coração. Quem busca a esperança no olhar de uma criança. Vê que é importante para um país uma Igreja Santa e na comunidade onde…

Em Frederico Westphalen: Festa dos 20 anos do Santuário

  Programação religiosa e a bênção da Cruz da Unidade marcam os 20 anos do Santuário Tabor Porta do Céu, em Frederico Westphalen/RS. Adriana Folle / Ir. M. Rosequiel Fávero – Com o tema “A unidade de Cristo e Maria” e com o lema “Que eu leve aos povos a cruz e a imagem de…

Instituição do Santuário paroquial em Siderópolis/SC

  Juliana Dorigo– Mãe Três Vezes Admirável, nosso Santuário, seja tua morada e a morada permanente de Deus Trino! Foi com este desejo que a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Siderópolis/SC, região da Diocese de Criciúma/SC, convidou a Mãe de Deus para se estabelecer no Santuário Paroquial, em 18 de outubro, com a…

Notícias – Igreja

Ano Santo: Hino do Jubileu 2025

Ouça e baixe a partitura   Baixe aqui a partitura   Letra do hino Oficial do Jubileu 2025 Texto de Pierangelo Sequeri Trad: António Cartageno   Chama viva da minha esperança, este canto suba para Ti! Seio eterno de infinita vida, no caminho eu confio em Ti! Toda a língua, povo e nação tua luz…

Mensagem do Papa para este dia

  Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Este Dia proporciona-nos sempre uma boa ocasião para recordar, com gratidão, diante do Senhor o compromisso fiel, quotidiano e muitas vezes escondido daqueles que abraçaram uma vocação que envolve toda a sua vida. Penso nas mães e nos pais que não olham…

Uma mensagem dos bispos para todos nós

  Ao encerrar a 61º Assembleia Geral, realizada de 10 a 19 de abril, os Bispos escrevem uma mensagem aos cristãos católicos do Brasil. Segue abaixo uma síntese e o link para ler a mensagem na íntegra: Caríssimos padres, diáconos, consagrados e consagradas, irmãos e irmãs das comunidades católicas, unidos conosco na fé em Cristo…

Baixe o aplicativo do Ano Santo 2025

  Maria Aparecida Lopes* – O Aplicativo “iubilaeum25” é um presente da organização dos evento do Ano Santo da Redenção 2025. Com uma linguagem simples, de fácil acesso, o APP é bem intuitivo, em vários idiomas e, com certeza, uma ferramenta necessária e bem vinda para os peregrinos de todo o mundo, que pretendem ir…

Dignidade Infinita: Em defesa da vida

  “Chama-nos a atenção como Deus respeita e defende a nossa liberdade, indicando, ao mesmo tempo, que não pretende remir e santificar o mundo sem nossa cooperação.”1 Pe. José kentenich Eliana Soncin Alfaro* – Recentemente, o Dicastério para a Doutrina e a Fé, nos presenteou a declaração: Dignitas Infinita. É o resultado de estudos, discussões…

Rezemos pelos bispos

  Começa hoje, em Aparecida/SP, e vai até o dia 19 de abril a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse encontro anual reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e são convidados também os representantes de organismos e de pastorais. Temos em nosso país…

Pedido do Papa Francisco: Rezemos pelas mulheres

O Papa Francisco convida toda a Igreja para, neste mês de abril, rezamos juntos pelo reconhecimento da dignidade das mulheres. Muitas mulheres são tratadas como “material de descarte”. Há países onde as mulheres estão proibidas de conseguir ajuda para organizar um negócio ou ir à escola. Você sabia que isto continua a acontecer em pleno…

Jornada Mundial das Crianças: Mais de 60 países confirmados

Nos dias 25 e 26 de maio se realizará a primeira Jornada Mundial das Crianças (JMC), em Roma. O Coordenador Padre Enzo Fortunato diz que, em três semanas, desde que se abriram as inscrições, já há mais de 57 mil crianças inscritas: estamos recebendo uma tempestade de amor. Michele Raviart – “Nós somos a alegria…

O Papa pede que rezemos pelos mártires de hoje

  VaticanNews – Ao longo da história da Igreja Católica, muitos crentes foram perseguidos e assassinados por causa da sua fé. Perante esta realidade, o Papa afirma que o seu testemunho “é uma bênção para todos” e pede uma oração especial por eles. Histórias de coragem e testemunhos de amor A vida das pessoas que…

Notícias – Internacionais

Mora nos EUA? Então, este convite é para você!

  Mora no Brasil ou em outro país e conhece brasileiros que vivem nos EUA? Então, envie isso para eles! Ir. M. Nilza P. da Silva – Muitos brasileiros que tem um vínculo à Mãe e Rainha, no Brasil, e mudam-se para outros países sabem o que significa ter saudades de quem ainda não conhece.…

31 de maio: Os fatos se entrelaçam

  Ir. M. Jimena Alliende, num relato, explica como, na história de Schoenstatt, todos os fatos se entrelaçam, e aplica isso no contexto do III Marco da História, conhecido como 31 de maio: É perigoso ficar preso ao marco de 31 de maio dentro de uma estrutura conceitual. É preciso analisar o contexto do marco.…

Entrevista: Como está a preparação para o jubileu do 31 de maio

  No final de maio será celebrado, em Santiago/Chile, os 75 anos do III Marco Histórico de Schoenstatt. O Diretor Nacional do Movimento de Schoenstatt no Chile, Pe. Gonzalo Illanes, dá uma entrevista para Karen Bueno e conta como está a preparação. Como está com as inscrições? Atualmente, temos 1.400 inscritos, com uma grande participação…

Jubileu do 31 de maio: Três conceitos chaves

A Revista Vínculo*, deste mês, apresenta três ideias chaves, segundo palavras do Fundador, Pe. José Kentenich, para se celebrar bem o 31 de maio. Peregrinar No dia 31 de maio de 1949, o fundador fez uma peregrinação ao Santuário de Bellavista, no Chile e colocou sobre o altar a sua carta-resposta porque tinha uma preocupação…

31 de maio: Uma experiência de renovação na fé

  “Espero que seja uma experiência religiosa, de encontro, de reflexão, de renovação na fé” Susy Jacó –  Davi Perera Gavagnin, argentino que mora no Chile, professor de Artes Plásticas e Filosofia, Mestre em Comunicação e Educação e, coordena a preparação do Jubileu dos 75º anos do 31 de maio. Ele fala o que espera…

Ajude nosso amigo José Engling

  Compartilhe um testemunho de sua amizade com José Engling.  Precisamos provar que ele é fonte de inspiração para muitos jovens. A vice postuladora do Processo de Beatificação de José Engling, Alicja Kostka, apresenta a campanha #YouOnMySide – você ao meu lado – que tem como objetivo reunir testemunhos pessoais sobre José Engling. Estes podem ser…

Jubileu de 31 de maio: rezemos a oração oficial

  Um só coração, uma só alma! A Família de Schoenstatt decidiu fazer um grande chamado a todos os schoenstattianos do mundo para que, neste ano, peregrinem ao Santuário Cenáculo, de Bella Vista no Chile, e juntos, celebrarmos a Missão do 31 de maio. Nesse dia de Pentecostes, nossa Família viveu uma verdadeira Efusão do Espírito…

Coroação da Mãe e Rainha, em Roma

  Ir. M. Nilza P. da Silva – Você pensa em ir para Roma, durante o ano de 2025, o Ano Santo, para participar de algum evento pelos 2025 anos do nascimento de Jesus? Agora, você tem mais um motivo: A coroação da Mãe e Rainha, em seu Santuário, no bairro de Belmonte. A coroação…

A sacristã do Santuário Original em férias no Brasil

  Ir. M. Nilza P. da Silva – Cada schoenstattiano tem um grande sonho: Conhecer o Santuário Original, onde tudo começou. É emocionante ver os brasileiros chegar ali, pela primeira vez, há muitas lágrimas por realizar o que tanto se esperou. Assim foi também com Ir. M. Vanda Lucia Friedrich, natural do estado de Santa…